Olhar Direto

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Casos de dengue têm crescimento de 208% na Bahia; duas crianças morrem

A Secretaria da Saúde da Bahia informou na tarde de hoje um novo balanço dos casos de dengue registrados no Estado neste ano. Segundo os dados, 15.395 casos da doença foram notificados, número 208% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado (4.995). O município com maior número de casos notificados é Jequié com 6.138 suspeitas de contaminação pelo tipo clássico da dengue. Em seguida está Itabuna com 1.909 casos suspeitos e Porto Seguro com 940.


O balanço também aponta 409 casos suspeitos de dengue hemorrágica, sendo 123 casos e 13 óbitos confirmados. O município de Jequié também é o que concentra o maior número de casos do tipo grave da doença, com 38 casos confirmados e dois óbitos.

As duas últimas mortes suspeitas registradas na Bahia aconteceram em Itabuna, no domingo (8). Foram duas crianças, de seis e oito anos, que estavam internadas no hospital Manoel Novaes. Exames foram realizados para determinar se a causa foi a dengue hemorrágica e os resultados devem ser divulgados em até sete dias.

Exames já confirmaram a dengue como responsável pela morte de 13 pessoas no Estado da Bahia, sendo um dos casos correspondente ao tipo clássico da doença e outros 12 da dengue hemorrágica.

O grande aumento nos casos de dengue levou o governo da Bahia a decretar situação de emergência em sete municípios na última semana. As cidades são: Itabuna, Ilhéus, Ipiaú, Irecê, Jacobina, Jequié e Porto Seguro.

Prevenção

A Justiça de Salvador (BA) autorizou que agentes público entrem em imóveis abandonados ou, simplesmente fechados, para combater possíveis focos de procriação do mosquito responsável pela transmissão da dengue. A decisão foi tomada pelo juiz Everaldo Cardoso de Amorim, da 8º Vara da Fazenda Pública e deve entrar em vigor ainda no mês de março, segundo a secretaria de saúde de Salvador.

"É necessário presteza como também disposição para enfrentar uma situação de grande perigo para comunidade, e se não adotadas as medidas de imediato, inclusive com a concessão da autorização pretendida, é impossível calcular-se a extensão do resultado danoso", afirmou o juiz. A Secretaria Municipal da Saúde estima que 1.233 imóveis estão fechados ou abandonados na cidade.



Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet