Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Mãe que abandonou criança para ir a festa tem outros dois filhos criados por avós

A mãe da bebê de oito meses abandonada com uma cuidadora na quadra 403 de Samambaia, região administrativa do DF, tem outros dois filhos de quatro e três anos. Com pais diferentes, os irmãos são criados pelas avós. O mais velho pela mãe da jovem e o mais novo pela avó paterna.


De acordo com o Conselho Tutelar de Samambaia, a jovem, de 20 anos, deixou a criança com a dona de casa Valdete dos Santos para ir a uma festa durante a partida de futebol da seleção brasileira no último domingo (30).

Dona Valdete, que é conhecida por cuidar de crianças, esperou a mãe da bebê que não apareceu para buscar a filha dois dias depois. Preocupada, ela procurou a polícia na terça-feira (2) para informar do desaparecimento da mãe da menina desde o último domingo. Após o registro da ocorrência, a polícia orientou dona Valdete a procurar o Conselho Tutelar.

Segundo o conselheiro tutelar Ilton Teixeira, a criança não tem registro do pai na certidão de nascimento. Neste caso, o conselho pretende localizar o pai e convencê-lo a assumir a paternidade da criança.

A dona Valdete contou que estava em casa e que bateram à porta pedindo para ela cuidar da criança. Valdete, que já está acostumada e é conhecida por fazer esse tipo de trabalho na vizinhança, aceitou mesmo sem conhecer a mulher.

— Ela deixou a neném comigo e disse que ia em casa tomar banho e buscar as coisas dela. Saiu sem me dizer nome, idade, lugar onde mora e qualquer telefone. Eu fiquei esperando ela voltar e isso não aconteceu.

A filha de dona Valdete resolveu publicar uma foto da criança no Facebook na tentativa de encontrar a mãe. Uma pessoa comentou ao post e afirmou saber quem era a avó da criança. O Conselho Tutelar encontrou a avó da menina. Ela afirmou que a filha tem o costume de passar dias fora de casa, mas que sempre levava a criança. E por isso estava despreocupada.

A mãe da criança foi localizada e disse ao Conselho Tutelar que realmente estava numa festa e que bebeu muito. Como estava tarde demais, resolveu deixar a criança com a cuidadora e foi para outra festa no Jardim Ingá, na região do Entorno do DF. De lá, ela teria tentado ligar para a irmã de 17 anos para informar que deixou a filha com a cuidadora. Mas ela disse que não conseguiu contato porque a irmã havia trocado o chip do celular.

A criança foi devolvida à mãe após assinatura de termo de advertência e entrega de responsabilidade. Ela não tem emprego, perdeu todos os documentos e será acompanhada pelo Conselho Tutelar que fará um trabalho de reaproximação familiar.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet