Olhar Direto

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Uso de cerol em brincadeiras com pipa é proibido em Uberaba

De acordo com o Código de Postura de Uberaba, é proibido soltar pipas com a utilização de linha com cerol ou qualquer outro material que coloque em risco a segurança individual e coletiva. Mesmo assim, segundo a Cemig, de janeiro a maio desse ano o uso do cerol foi responsável por 1.200 ocorrências de interrupção do fornecimento de energia elétrica em Uberaba, prejudicando 641 mil consumidores.


Para controlar a situação, a Guarda Municipal tem feito fiscalizações na cidade. Durante esta semana, em menos de uma hora, a equipe recolheu quase mil metros de linha, pipas e mistura de vidro, água e cola. Eles percorrem as ruas da cidade e param assim que veem alguém soltando pipa próximo à rede elétrica ou fazendo uso do cerol.

Fernando Lourenço, da Guarda Municipal, explicou que é feita uma notificação. “Se for um adolescente ou jovem, a gente orienta. Caso ele tenha alguma resistência, o conduzimos a uma unidade policial.” Quem não cumprir a lei tem o material apreendido e pode ser multado. O valor pode chegar a R$ 1.500.

A mistura do material cortante no fio da pipa é um dos principais causadores das quedas do fornecimento da energia elétrica, pois causa o rompimento dos cabos quando entra em contato com a rede.

Mário Nelson Lorena, chefe de policiamento Guarda Municipal, diz que é uma questão de educação. “Os pais veem as crianças soltando pipa, acham que é uma brincadeira inocente, mas eles deveriam fiscalizar um pouco mais, saber o que ela esta utilizando para praticar sua diversão, que pode causar danos graves a outras pessoas.”

Por pouco uma linha com cerol não tirou a vida de Gilberto Silva, que trabalha como mototaxista. "De repente eu senti que uma linha encostou no meu peito. Fiquei com medo e freei a moto. Para quê usar cerol? É uma brincadeira sem graça, que pode causar uma vítima que poder ser qualquer um”, salientou. Para denunciar o uso de pipas com cerol, ligue 153.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet