Olhar Direto

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Polícia cumpre mandados de prisão na Rocinha, na Zona Sul do Rio

Pelo menos 20 pessoas foram presas, neste sábado (13), na favela da Rocinha, em São Conrado, na Zona Sul do Rio, durante uma operação conjunta de policiais da 15ª DP (Gávea) e PMs da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da comunidade, batizada de Paz Armada. As informações são da Polícia Civil.


Ainda de acordo com a polícia, entre os presos há dois integrantes da quadrilha que invadiu o Hotel Intercontinental em agosto de 2010: Vinicius Gomes da Silva, o "Titica", e Victor Gomes Eloi, o "Treinador". Em abril desde ano, uma liminar concedida pelo Tribunal de Justiça do Rio libertou nove condenados pelo crime.

Policiais civis e militares continuam dentro da comunidade à procura de criminosos.

58 mandados de prisão
A operação, que começou na madrugada, tem como objetivo cumprir 58 mandados de prisão expedidos pela Justiça do Rio de Janeiro contra traficantes que teriam permanecido na comunidade, mesmo após a pacificação, iniciada em novembro de 2011.

"Para fazer essa operação, contamos com informações dos policiais da UPP que nos ajudaram a identificar becos e ruas que não constavam sequer no Google. Fizemos um mapa à mão e levamos para o Instituto Pereira Passos, que nos deu um mapa completo. Hoje, nós temos um georreferenciamento com todas as ruas da Rocinha onde conseguimos localizar os pontos de venda de drogas e as moradias dos traficantes", explicou o delegado adjunto da 15ª DP (Gávea), Rochester Marreiros.

As investigações contaram ainda com o monitoramento de redes sociais dos traficantes, escutas telefônicas autorizadas pela Justiça e imagens de 104 câmeras de segurança, com tecnologia HD e zoom, da Unidade de Polícia Pacificadora.

Apesar da pacificação, tráfico continua
De acordo com a Polícia Civil, um levantamento feito nos últimos três meses mostrou que pelo menos 90 traficantes continuam na comunidade da Rocinha, mesmo após a pacificação. A quadrilha ainda é controlada Antonio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, preso em novembro de 2011, quando tentava fugir da comunidade.

Segundo as investigações, as ordens do traficante são repassadas à quadrilha por John Walace da Silva Viana, o Johnny, que coordena o tráfico na comunidade e permanece foragido.

E o comércio de drogas ainda é intenso. A polícia detectou cerca de 100 bocas de fumo, que movimentam, em média, R$ 60 mil por mês em venda de drogas.

Operação para evitar confronto
A incursão na Rocinha foi realizada neste sábado porque, segundo a polícia, as investigações mostraram que traficantes da parte alta da comunidade tinham planejado tomar as bocas de fumo localizadas na parte baixa da favela, após a morte de Eduíno Eustáquio de Araújo Filho, o Dudu da Rocinha, dentro do Complexo Penitenciário de Bangu, na Zona Oeste.

No início de junho deste ano, o governador Sérgio Cabral afirmou que a extensão territorial da Rocinha dificultava a pacificação. A declaração foi dada três dias após o turista alemão Daniel Benjamin Frank, de 25 anos, ser baleado quando visitava a comunidade.

Veja abaixo os nomes dos presos na operação
Wadson da Silva Veloso, o Cachorrão; Douglas da Silva, o Pirikito; Magno Pessoa da Costa , o Guinho; Marcos Paulo Guedes Facundo, o Marquinhos; Fábio Pereira da Silva; Rogério Lima Almeida; Leandro Sant'Anna de Souza; Alexandre Vicente Pires, Victor Hugo da Silva, o Gabiru; Luiz Gustavo de Souza Silva; Ricardo Santos Rodrigues da Silva, o Ricardinho; Danilo Freitas Andrade; Arthur Sant'Anna de Souza Nascimento; Carlos Henrique Santana dos Santos Oliveira; Deivan Reis da Silva Júnior, Vinícius Gomes da Silva, o Titica; Victor Gomes Eloi, o Treinador; Jonatan de Souza Nascimento. Também foi preso em flagrante um jovem identificado apenas como Patrick, que já tinha mandado de prisão expedido antes da operação deste sábado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet