Olhar Direto

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Peregrina da JMJ comemora soltura de amiga presa na viagem ao Brasil

Uma peregrina do México que veio a Jornada Mundial da Juventude e está participando da Semana Missionária em São José dos Campos (SP) comemora a libertação da amiga, detida em seu país suspeita de tráfico de drogas durante o embarque para o Brasil.


Maria Gabriela Hernández, de 24 anos, chegou ao Vale do Paraíba nesta terça-feira (15) e desde então acompanhava o caso da prisão de Ángel de María Soto Zárate, de 23 anos. Ambas embarcaram no voo que viria ao Brasil no dia 11 de julho e faria duas escalas, uma em Lima no Perú e outra em Santiago no Chile, antes do desembarque no Rio de Janeiro.

Porém, chegando na capital peruana, Zárate se deu conta que havia perdido o passaporte. "Quando descemos do avião em Lima, ela viu que a mochila estava aberta e que o passaporte não estava lá. Não pensávamos que isso iria trazer problemas, porque ela tinha uma cópia, mas ela foi orientada a ir até a Embaixada, onde disseram que ela teria que voltar ao México para resolver essa situação e só depois poderia seguir viagem. Fiquei sem saber o que fazer, se voltava com ela, mas as aeromoças me disseram que isso seria resolvido e depois ela pegaria um voo direto para Santiago", relatou Gabriela ao G1.

Ainda de acordo com Hernández, chegando ao México no dia 13, Ángel encontrou uma bagagem com seu nome, mas não a pegou, porque não seria a dela. Ela registrou uma reclamação e deixou a área de desembarque, mas depois foi acionada pelo celular e informada que sua bagagem havia sido encontrada, mas quando foi em busca da mala, encontrou a polícia com a mesma bagagem que ela havia se recusado a pegar. Neste momento, os policiais abriram a mala que continha 10 quilos de cocaína. Ela ficou detida por dois dias no aeroporto e depois foi encaminhada para a prisão de segurança máxima de Nayarit. Ela foi solta na tarde desta quarta-feira (17).

Quatro dias após a prisão, a jovem peregrina se disse aliviada com a saída da amiga do cárcere e ainda não sabe se ela tentará novamente a vinda ao Brasil. "Estou muito feliz agora com minha amiga livre. O juiz decidiu que não era culpada pelo que aconteceu e agora ela vai ficar com os pais que a estão esperando na cidade do México. Não sei se ela vai querer tentar vir para o Brasil agora depois de tudo isso, até porque está sem o passaporte. Talvez ela queira ficar com a família nesse momento", relatou.

Desde o último domingo (14), amigos da comunidade católica e parentes de Ángel divulgaram vídeos e fotos em redes sociais pedindo a libertação da jovem utilizando uma hashtag com as siglas de Zárate (LiberÁDMe). Uma das páginas em uma rede social teve mais de 34 mil curtidas até às 17h40 desta quarta.

O G1 entrou em contato com a Embaixada do México no Brasil, por e-mail e telefone, durante a manhã e a tarde desta quarta-feira (17), e foi informado que ainda não havia uma posição oficial sobre o caso.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet