Olhar Direto

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Brasil

'Episódios lamentáveis' não irão se repetir na Jornada, diz Paes

O prefeito Eduardo Paes admitiu nesta quarta-feira (24) que os problemas no planejamento da chegada no Papa e a falha no metrô causaram transtornos e constrangimentos para a prefeitura e organizadores do evento. No entanto, Paes garantiu que medidas já estão sendo tomadas para evitar que situações semelhantes se repitam.


"Todas as medidas já foram tomadas para que estes episódios lamentáveis e que nos entristecem não se repitam", disse.

Ele reconheceu que os problemas não deveriam ter ocorrido, mas disse que a responsabilidade é de todas as autoridades e governos envolvidos no planejamento da Jornada.

“Qualquer explicação me parece desnecessária e inútil neste momento, o que devemos fazer é nos desculpar", disse o prefeito. "Independente da origem, se é um problema do governo tal, de outro, ao longo da manhã analisamos todos os equívocos que aconteceram e já estamos agindo para impedir que estes erros se repitam", completou, acrescentando que o metrô e os órgãos da prefeitura já se manifestaram sobre os problemas ocorridos.

"Foi uma falha, mas uma falha não é permitida acontecer para nenhum de nós neste momento, mesmo que sejam acidentes de percurso", disse o prefeito, em relação à interdição das linhas do metrô por quase duas horas, no fim da tarde de terça-feira (23).

Metrô e ônibus vão funcionar 24h
O metrô e os ônibus do Rio vão estender o horário de funcionamento a partir de quinta-feira (25). Para atender a demanda de peregrinos na cidade, os serviços de transporte vão funcionar 24h até a manhã de segunda-feira (29).

Na quinta-feira (25), acontece a primeira grande cerimônia do Papa Francisco, em Copacabana. Às 17h30, o pontífice chega de helicóptero ao Forte de Copacabana. De papamóvel, percorre do Posto 6 até o Leme. No palco, ele celebra o 2º ato central da JMJ: a acolhida aos jovens, com benção e discurso.

Na quinta e na sexta-feira (26), o embarque no metrô, em direção a Copacabana, vai acontecer apenas com os bilhetes especiais, com hora marcada, das 12h até meia-noite. O Metrô Rio estendeu, até as 12h de quinta, a venda dos cartões para a JMJ.os bilhetes podem ser adquiridos das estações Pavuna, Maracanã, Praça Onze, Central, Carioca e Glória. O bilhete custa R$ 3,20 e cada cliente pode comprar até 10 unidades.

Dois dias de réveillon
Segundo o prefeito, o planejamento para os eventos desta quinta e sexta em Copacabana é para um público em torno de 1,5 milhão de pessoas nos dois dias, o equivalente a uma festa de réveillon por dois dias consecutivos.

Paes fez um apelo para que o público se informe sobre o melhor trajeto e horário tanto para o deslocamento de ida, como o de volta, de forma a aliviar o escoamento dos fiéis.
A previsão da Prefeitura é que o escoamento de todo o público se prolongue até as 4h da manhã de sexta e de sábado.

"O comitê da Jornada preparou, após encerramento da missa com o Papa, uma série de shows e apresentações. Pedimos aos os peregrinos que, se possível, observem o deslocamento das pessoas. Se 1,5 milhão resolver sair junto, isso vai criar contingência, dificuldade", disse.

1,2 milhão de pessoas em Guaratiba
Segundo Eduardo Paes, a prefeitura não tem como saber ao certo a quantidade de pessoas que irão, por exemplo, para Guartiba, na Zona Oeste, no fim de semana, para acompanhar a missa com o Papa Francisco. O prefeito destacou que nem todos os peregrinos que estão no Rio se inscreveram para a Jornada e que a figura do Papa Francisco deverá atrair um grande público.

Pelos cálculos da prefeitura, se o público chegar a 1,2 milhão de pessoas como o previsto até agora, a previsão é que o escoamento de todos os fiéis leve até 10 h após o término da Jornada.

"Eu não duvido que possa ir mais de 1,2 milhão de pessoas, por isso o feriado na segunda pela manhã", afirmou o prefeito.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet