Olhar Direto

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Papa pede desculpas por não falar 'brasileiro' e promete voltar em 2017

O papa Francisco pediu desculpas ao público que assistiu à missa do lado de fora da basílica de Aparecida, onde 6 mil cadeiras foram colocadas no estacionamento. O motivo do pedido de perdão, segundo o pontífice, é por não falar "brasileiro". A santidade preferiu dar a aguardada bênção aos fiéis que não assistiram à cerimônia dentro da basílica em espanhol, mas prometeu voltar à cidade do interior de São Paulo em 2017, quando serão comemorados 300 anos da descoberta da imagem de Nossa Senhora no rio Paraíba do Sul.


"Desculpe por não falar 'brasileiro'. Voy hablar en español", disse o papa Francisco. Apesar de não conhecer a língua portuguesa, os fiéis aplaudiram a simpatia e a sinceridade do pontífice, que apareceu na chamada Tribuna Bento XVI logo após a missa.

"Obrigado por estarem aqui, obrigado de todo meu coração. Que Deus abençoe seus filhos, seus pais e sua pátria", disse o Papa. Fazendo referência à Nossa Senhora Aparecida e com sua imagem nas mãos, o pontífice disse: "qual mãe esquece de seus filhos?", questionou, para novamente receber milhares de aplausos do público. Logo em seguida, em uma forma de reverenciar a santa, Francisco bateu palmas, olhando para imagem.

Encerrando seu breve discurso, que durou menos de 10 minutos, o Papa preferiu pedir um favor aos fiéis que lotavam um dos estacionamentos do Santuário. "Peço que rezem por mim. Eu necessito. E voltarei em 2017", prometeu o argentino.

Apesar do forte frio e da chuva que caiu durante toda a manhã em Aparecida, os milhares de fiéis que acompanharam a missa do lado de fora do santuário não deixaram o local até o Papa aparecer para dar a bênção. Guarda-chuvas e capas de chuva dominavam a paisagem do estacionamento. Além disso, muitas câmeras fotográficas e celulares mais uma vez tomaram conta do evento, com os fiéis registrando cada palavra da santidade.

Muitos católicos demonstraram sua felicidade e emoção em ver pela primeira vez o Papa. Bruno Augusto, 22 anos, não conseguiu conter as lágrimas logo que chegou ao local, já com a missa iniciada.

"Só de ver o Papa e sentar aqui nessa cadeira já é uma grande emoção. Consegui sentir a presença de Jesus", disse. Bruno disse que agradeceu a Deus por estar ali, mas fez um pedido especial. "Pedi uma mudança de vida, para tentar ser uma pessoa melhor".

Ao final da missa, aos gritos de "Viva Aparecida", "Viva o Papa" e "Viva os devotos de Nossa Senhora Aparecida", os fiéis foram deixando o estacionamento para tentar acompanhar a santidade, que percorreria a cidade em seu papamóvel.

Papa Francisco no Brasil
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos com o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países. O JMJ 2013 marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março deste ano.

vc e o papa
​Você conheceu os papas João Paulo II ou Bento XVI? Vai participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio ou tentar encontrar com o Papa Francisco em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com os papas para o Terra.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet