Olhar Direto

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Frio movimenta economia para comércios e hotéis em Campos

Temperatura baixa é sinônimo de lucro para comerciantes e hoteleiros de Campos do Jordão. Cerca de um milhão de pessoas passam pela Serra da Mantiqueira a cada temporada e o turismo sustenta a economia da cidade. Os setores de comércio e serviços empregam 70% da mão de obra local.


Em uma fábrica de malhas da cidade, as máquinas não param um segundo durante o inverno. Tudo para dar conta de todos os pedidos, que dobram nessa época do ano. A chegada do frio representa a garantia de renda extra no fim do mês. Para José Roberto Pinto, funcionário do local, a oportunidade é ideal para melhorar o salário. “Quase dobra. Só de horas extras, a gente vai juntando e dobrando”, diz.

Se para os funcionários a temporada é boa financeiramente, para os comerciantes ela também é sinal de lucro. “Temos que aproveitar bastante essa época, porque chega no verão e as vendas caem. Não que a gente deixe de faturar, mas é importante o frio e os turistas”, diz Daiane Rodrigues, gerente de uma loja de roupas .

Em Campos, quando as temperaturas estão baixas, é certeza também de lotação nos hotéis da cidade. “O Brasil tem poucos destinos de inverno com alto poder aquisitivo, glamour, charme, são pouquíssimos, e Campos do Jordão é um dos mais lembrados”, afirma Vera Lúcia Duarte, diretora geral de um hotel na cidade.

A comunicadora visual Cristiane Eiger se diz privilegiada de poder passar a temporada na serra. “Eu sempre tive um carinho muito especial por aqui. Acho que a gente tem o privilégio de ter essa cidade próxima à São Paulo, com essa altitude e tudo que oferece”.

E o ritmo dos turistas no município é intenso. Com bares e restaurantes lotados até de madrugada, o comércio na região central funciona apenas a partir das 10h. Quem tem coragem de sair da cama antes do movimento começar, encontra tranquilidade e uma boa oportunidade para aproveitar o passeio com a família.

“Nós viemos aqui em busca do frio mesmo, tomar um chocolate quente e poder curtir esse frio que eu acho que é interessante”, disse o professor Alessandro Carlos, de passagem pela cidade com a mulher e os filhos.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet