Olhar Direto

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Peregrinos prometem seguir apelo do papa e servir aos necessitados

Os peregrinos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) prometeram neste domingo seguir em seus países o apelo do papa Francisco, que os estimulou a seguir o exemplo de Jesus e servir aos mais necessitados.


'Evangelizar significa testemunhar pessoalmente o amor de Deus, significa superar nossos egoísmos, significa servir, nos inclinando para lavar os pés de nossos irmãos, tal como fez Jesus', disse Francisco em sua homilia diante de aproximadamente 3 milhões de pessoas que se aglomeraram na praia de Copacabana.

A mensagem do papa argentino circula entre os peregrinos latino-americanos, que asseguraram que pretendem reproduzir em seus lugares de origem as doutrinas de toda esta semana da JMJ.

O venezuelano-brasileiro Rafael Pérez ressaltou que o pontífice pediu que saiam de suas igrejas para levar a palavra de Deus aos mais necessitados.

'O papa Francisco nos disse que temos que sair para catequisar os outros. Temos que sair não só em nossa paróquia, cidade, amigos, mas ir aonde se sabe que precisam de Deus, de Jesus Cristo, mais que outros', afirmou.

A argentina Karina Navarro opinou que a mensagem de Jorge Mario Bergoglio sempre foi o da 'humildade e simplicidade' desde seus tempos de sacerdote em Buenos Aires.

'Ele é salesiano e eu me criei na paróquia Don Bosco e tudo o que está ensinando sobre ser humilde, atender os pobres e servir é o que vivi desde menina', comentou.

Já a soteropolitana Simone Melo dos Santos disse que quando voltar a sua Salvador, capital do estado da Bahia (nordeste), pretende 'ser exemplo e testemunha viva' das palavras do pontífice.

'O papa disse: 'sejam cristãos autênticos' e, como jovem, quero fazer seguir esse chamado de Deus de ser missionário em minha terra', afirmou.

Simone especificou que os jovens que participaram da JMJ estarão à altura das demandas de Francisco, já que nesta semana deram demonstrações de virtudes cristãs como 'fé e coragem'.

'Uma multidão dormir na praia é um exemplo muito grande da fé e da coragem da juventude', disse a brasileira, em alusão à vigília realizada na noite em Copacabana.

Durante a missa de hoje muitos grupos de peregrinos ainda não haviam desmontado suas barracas, instaladas na areia ou sobre calçadão da praia.

Alguns jovens, vencidos pelo cansaço após uma semana intensa de atividades, cochilaram algumas vezes durante a missa oficiada pelo papa diante de uma multidão na praia.

Muitos peregrinos, entre eles um grupo de paraguaios de Ciudad del Este, já se alistaram já para a próxima edição da JMJ, que acontecerá na Cracóvia (Polônia) em 2016.

'Vamos de novo porque foi genial! Todo o meu grupo está aqui e vamos fazer o possível para nos reunirmos na Polônia', disse a paraguaia Ludi Adolfina Chucarro Acuña. EFE
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet