Olhar Direto

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Mais Médicos: apenas 23,54% dos inscritos com registro no Brasil entregaram documentação

Até a meia-noite de domingo, 4.657 médicos entregaram toda a documentação necessária para participar do programa Mais Médicos. Deles, 3.891 têm registro no Brasil, e 766, em outros países. Para aqueles com registro no Brasil, o prazo para regularizar a inscrição acabou na meia-noite de domingo. Mas apenas 23,54% dos que começaram o processo de inscrição — 16.530 — entregaram toda a documentação exigida. Para eles, resta a alternativa de se inscrever no próximo processo, que será iniciado em 15 de agosto.


No caso dos médicos com registro em outros países, o número ainda pode aumentar, pois eles têm até o dia 8 de agosto para entregar toda sua documentação. Ao todo, 1.920 profissionais com registro no exterior começaram o processo de inscrição. Isso significa que 1.154 ainda têm dez dias para concluir a adesão.

Os números foram dados pelo secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Salles, durante audiência promovida pela Comissão de Direitos Fundamentais do Conselho Nacional do Ministério Público para discutir o Mais Médicos, que tem por objetivo ampliar o número de médicos no país e levá-los a regiões onde há carência desse tipo de profissional. Mas o programa do governo federal tem alguns pontos polêmicos, como a possibilidade de trazer médicos formados no exterior sem passar pela revalidação do diploma, e enfrenta forte resistência das entidades médicas brasileiras, como o Conselho Federal de Medicina (CFM), a Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e a Associação Médica Brasileira (AMB).

Inscrições abaixo da demanda
A quantidade de médicos inscritos está também bem abaixo da demanda das cidades. Na sexta-feira, o Ministério da Saúde informou que 3.511 municípios se inscreveram no programa, demandando 15.460 vagas. Ou seja, os 4.657 médicos inscritos serão capazes de suprir 30,12% da demanda. A lista dos locais onde os médicos com registro no Brasil vão trabalhar sai na quinta-feira.

Pelo balanço da última sexta-feira, havia, entre brasileiros e estrangeiros, 18.450 médicos inscritos, dos quais 3.123 tinham apresentado toda a documentação. De lá para cá, apenas 1.532, dos outros 15.327 médicos, concluíram o processo de adesão.

Ainda segundo o balanço de sexta, dos médicos com registro no Brasil, metade, ou 8.307, tinham registro inválido nos conselhos regionais de medicina (CRMs). Na ocasião, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, evitou associar o alto número de CRMs inválidos com uma tentativa de boicote ao programa. A denúncia de sabotagem por médicos — que estariam se inscrevendo para depois desistir e, assim, atrasar o cronograma do programa — está sendo investigada pela Polícia Federal.

Alguns médicos com CRM válido também tiveram problemas para fazer sua inscrição. Eles recebiam a mensagem “CRM inválido”. É o caso do pediatra Luiz Roberto Vianna de Oliveira, do Rio de Janeiro. Ele se formou em 1978 e diz que sempre usou o mesmo registro do CRM durante toda sua carreira.

“Fiz a inscrição em 14 de julho e somente ontem (sexta-feira) recebi e-mail informando a necessidade de escolher a região para trabalhar. Acessei o link e observei a mensagem de ‘CRM não pertence ao CPF informado’. Já fiz várias inscrições e concursos sempre com mesmos dados, e meu CRM e CPF estão na página do Cremerj com foto e outros dados profissionais”, disse Luiz Roberto por e-mail ao GLOBO.

Procurado, o Ministério da Saúde informou que houve alguns poucos casos em que o nome do médico não batia com os dados da Receita, resultando na mensagem “CRM inválido”. Isso pode ocorrer quando, em um desses bancos de dados, um dos nomes do profissional está abreviado, aparecendo apenas a inicial. Segundo o ministério, quem procurou a pasta até o domingo teve o problema resolvido. Quem o não fez, terá que esperar o próximo processo de adesão, que começa em 15 de agosto.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet