Olhar Direto

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Feira de segurança expõe no Rio viatura que reconhece carros roubados

Em sua 13ª edição, a Feira Internacional de Tecnologia, Serviços e Produtos para Segurança Pública (Interseg) traz ao Rio de Janeiro mais de 100 expositores internacionais com o que há de mais avançado em equipamentos de defesa e segurança urbana. Com o tema "Policiamento contemporâneo no século 21: Planejamento e Estratégia por Modelos de Policiamento", o evento apresenta novas tecnologias de combate ao crime e controle de multidões, incluindo fardas e viaturas inteligentes e canhões de voz.


Um dos destaques nos estandes da Interseg foram as câmeras acopladas nas roupas dos policiais, que podem ser utilizadas em grandes aglomerações e ações policiais estratégicas. Apresentado pela empresa brasileira Agora Soluções em Telecomunicações, o equipamento filma e grava toda a ação policial, podendo ser utilizada posteriormente e acompanhada em tempo real. A tecnologia já é utilizada por ao menos 60 mil policiais nos Estados Unidos, e 10 mil na Europa.

Com armas não letais que disparam pimenta e tinta não lavável, a Condor apresenta produtos que podem ser utilizados em grandes eventos e grandes aglomerações de pessoas, como a onda de protestos populares que vêm ocorrendo no Brasil desde junho. Um canhão de voz também está sendo comercializado e pode ser utilizado para emitir avisos feitos pela polícia e palavras de ordem.

Uma viatura policial capaz de ler todas as placas que estão a sua volta para localizar veículos roubados e um rádio que capta somente a voz do interlocutor e permite uma comunicação mais limpa em um local com muitos ruídos são os grandes destaques no estande da Motorola Solutions.

Aberta no último domingo, a feira se encerra nesta terça-feira, com um público estimado em 10 mil pessoas. Durante a abertura, o secretário de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, assinou o termo que garante a realização da feira por mais dois anos. "Atualmente, o Rio recebe os maiores eventos do mundo. Por isso é importante estar preparado para qualquer problema e sabermos a melhor forma de solucionarmos cada um deles. A Interseg é importante porque traz novidades para a área de segurança pública. É a terceira vez que o evento é realizado no Rio de Janeiro e muito já contribuiu para o nosso desenvolvimento", afirmou.

A secretária nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Miki, ressaltou a importância do evento, em meio ao desafio imposto pela onda de protestos populares no Brasil. "Recentemente, tivemos 44 mil prédios públicos invadidos e não tivemos nenhum acidente fatal, isso deve ser reconhecido. Eventos como a Interseg são importantes porque realizamos um intercâmbio. Sempre temos o que aprender. Todos nós, quando unidos, somos maiores que o crime organizado e, como cidadã brasileira, gostaria de agradecer aos nossos policiais", declarou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet