Olhar Direto

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Rede de esgoto entupida alaga casas em Mogi, segundo internauta

Há mais de seis, um internauta e outros moradores do distrito de Jundiapeba, em Mogi das Cruzes (SP), estão com a porta de casa alagada por conta da rede de esgoto entupida. Além do mau cheiro, segundo ele, a água parada dificulta a entrada e saída de quem vive em cinco casas do bairro. O bombeiro civil Gilmar Valente Gonçalves diz ainda que todos estão com receio de contaminações. Ele enviou fotos da rua por meio da ferramenta colaborativa VC no G1.


Segundo Gonçalves, quando se mudou com a família para o local, há cerca de seis meses, ele não sabia do problema. "Pelo o que os vizinhos me contaram a rede está entupida muito antes disso. Quando comprei a casa não sabia que a rede de esgoto estava entupida e transbordava."

As fotos foram feitas na última sexta- feira (16). O internauta diz já ter entrado em contato com o Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), de Mogi. "Já liguei várias vezes para o Semae e até agora nenhuma manutenção foi feita no local", reclama. Nesta segunda- feira (19), Gonçalves disse que a situação já melhorou. "Hoje a água já baixou, mas é só chover para tudo piorar de novo."

O vazamento da rede seria na Rua Doutor Francisco Soares Marialva, em Jundiapeba. Pelo menos cinco casas do bairro vivem tomadas pela água suja de esgoto. A situação piora ainda mais nos dias de chuva. "A frente de casa fica uma lagoa. A água chega a entrar na garagem", diz o internauta.

A maior preocupação dos moradores é o risco de contaminação, já que para sair de casa é preciso molhar o pé na água de esgoto. "Não tem como sair de casa devido ao acúmulo de água em frente aos portões das residências. Para sair sempre precisamos molhar os pés e correr o risco de contaminação. O cheiro em casa também fica insuportável."

De acordo com o bombeiro, o problema também é sentido dentro de casa. "Quando a rua está cheia a água desce com dificuldade na privada e também na pia."

Nota da Redação: Em nota o Semae informou que realizou um grande trabalho de limpeza em toda a rede de Jundiapeba, retirando mais de 10 toneladas de material que se acumulavam nos tubos, incluindo a rua Dr. Francisco Soares Marialva. Especificamente nesta rua, no sábado (17), três equipes fizeram um trabalho especifíco de lavagem e aplicação de jatos de água.

O Semae informa ainda que possui uma equipe técnica de manutenção que trabalha exclusivamente no Distrito de Jundiapeba, realizando diariamente ações de manutenção, limpeza e desobstrução de redes. Esta equipe retornará à rua Francisco Soares Marialva nesta terça-feira (20), para verificar a situação no endereço citado e tomar as providências necessárias.

A autarquia orienta que a população deve utilizar o sistema de modo responsável evitando o descarte de materiais sólidos, como terra, areia e pedras, além de fraldas e plásticos, o que contribui para o aparecimento de pontos de vazamento e entupimento. Solicitações de manutenção podem ser feitas pelo telefone 115.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet