Olhar Direto

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Famílias invadem casas do governo federal em Aliança do Tocantins

Famílias da cidade de Aliança do Tocantins, no sul do estado, invadiram casas habitacionais que estão em construção há oito anos, no setor São José. Ao todo, são 30 casas de um programa habitacional do Governo Federal.


“Eu mudei porque estava com meus móveis em cima de um caminhão e não tinha condições de pagar aluguel. Então eu tive que vir, porque estava com duas crianças, dormindo no chão e ainda de favor. Então estou pedindo, não é pedir demais, pedir um teto para as minhas filhas, água e energia”, diz a desempregada Evaneide Dométrica, que está morando em uma das casas.

A aposentada Rosângela Rodrigues também invadiu uma das casas. “Há oito anos vive aí abandonada. Depois que a gente passou para dentro, inclusive, na minha, onde estou, veio uma mulher dizendo que a casa é dela. Eu simplesmente respondi para ela: ‘se a casa é sua, porque não está dentro dela?’.”

Com cadastro há três anos para receber uma casa, Patrícia Ramalho, que possui uma renda de um salário mínimo, também entrou em uma das casas. “A dona dessa casa não precisa porque tem mais de oito anos que está aqui, largada, abandonada."

A aposentada Ana Goiana espera a casa ficar pronta para poder se mudar. “Nunca mudei porque cobriram agora, têm poucos dias. Aí quando cobriram, fui lá pedir a chave para passar para dentro, mas ele não entregou porque disse que tem que fazer as coisas do jeito que é pra ser e nunca sai. Eu disse que vou invadir, é minha”, explica.

O prefeito José Rodrigues diz que o assessor jurídico da prefeitura vai entrar com pedido de reintegração de posse. “O assessor estava necessitando de um documento que é da área do terreno, para que a prefeitura comprovasse que o terreno é realmente era nosso. E possivelmente já deve estar encaminhando para juiz, aí o juíz vai determinar se desocupa ou não.”

Segundo o prefeito, as obras não foram concluídas por problemas com o governo federal e a empresa responsável. Enquanto isso uma opção é que as famílias fiquem em ginásios da cidade. “Nós temos áreas como ginásio, quadras, que a gente poderia, no caso de uma questão dessa, tentar destinar a essas famílias, até que as casas das que estão inseridas no programa Minha casa Minha vida 2, sejam construídas."
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet