Olhar Direto

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Prefeitura do Rio passa a monitorar frota de ônibus com 560 câmeras

A prefeitura do Rio de Janeiro implantou nesta segunda-feira o novo Sistema de Monitoramento e Fiscalização de Transporte Público por Ônibus, agora integrado ao Centro de Operações Rio (COR). A partir de hoje, os agentes podem controlar eletronicamente, a partir de 560 câmeras espalhadas por toda a cidade, o serviço de ônibus da cidade, monitorando em tempo real a frota, frequência e itinerário dos coletivos.


A medida foi anunciada pela prefeitura como capaz de permitir um melhor controle sobre a qualidade dos serviços prestados pelos consórcios, além de poder apoiar decisões de planejamento e de fiscalização. De acordo com o prefeito Eduardo Paes (PMDB), em breve a população poderá ter acesso às informações do sistema, com o desenvolvimento de um aplicativo oficial.

"A prefeitura terá um aplicativo oficial, que será lançado até o final do ano. A Rio Ônibus também está desenvolvendo seu aplicativo. O que nós vamos fazer é disponibilizar esse banco de dados para qualquer empresa e qualquer carioca. O mais importante é dar transparência nos dados e ter as informações abertas. Esse sistema permite um olhar mais atento para o transporte público", avaliou o prefeito.

A partir do sinal de GPS instalado em cada um dos cerca de 8,8 mil ônibus urbanos que circulam no município, a prefeitura vistoria dados referentes à oferta de coletivos de todas as linhas em operação, podendo fiscalizar aspectos do Código Disciplinar como: operar dentro da frota determinada, circular no período noturno e alterar ou não concluir o itinerário autorizado.

Todas as linhas, inclusive as alimentadoras e serviços do BRT Transoeste, poderão ser monitoradas diariamente. Outros itens que podem ser checados através do sistema integrado são a operacionalidade da linha, o tipo de veículo utilizado, e a distribuição dos veículos pelo itinerário. As irregularidades encontradas durante o monitoramento serão encaminhadas ao consórcio operador para que o problema seja solucionado, além da aplicação das multas cabíveis.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet