Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Em RR, produção de farinha ajuda renda familiar de indígenas do Cantá

Uma tradição que passou de pais para filhos e hoje garante parte da renda da família de dona Tarsila Xavier, de 49 anos. A produção de farinha de mandioca é uma das atividades praticadas pelas famílias indígenas da comunidade da Taba Lascada, localizada no município do Cantá, a 30 quilômetros de Boa Vista, região Centro-Leste de Roraima.


A produção da farinha é uma arte, tendo em vista que há um passo-a-passo até chegar à mesa de quem a saboreia. Com o netinho Mateus no colo, dona Tarsila conta que "desde de criança" participa do processo de fabricação de um dos alimentos que não pode faltar no prato do roraimense.

"Todo o processo desde a colheita até a farinha ir para o forno tem uma semana de duração. A parte mais fácil é colher, depois é que começa a dificuldade". É um processo demorado, mas o resultado é gratificante, por isso a procura é constante na região.

Há 13 anos, dona Tarsila fabrica farinha para comercializar na capital e agora na própria Taba Lascada, já que os consumidores da cidade vão comprar o produto na comunidade e não é preciso fazer o transporte dos sacos de farinha até as feiras."De primeiro, a gente ia para a feira de Boa Vista de 15 em 15 dias. Mas desde 2000 não vamos mais, pois as pessoas vem aqui na comunidade comprar", disse.

Ela ressaltou ainda que por semana são produzidos 320 litros do alimento e que a venda segue uma tabela de preços, que deve ser seguida por toda a comunidade. "Cada litro é vendido por R$ 5 e o tuxaua é que define o preço que vale por um ano", explicou a indígena.

A fabricação de farinha garante R$ 800 na renda da família da dona Tarsila, que além desta atividade, trabalha também trabalha com a criação de galinha e porco. "Meu marido é professor, mas ele diz que só quem tem algum dinheiro antes do fim do mês sou eu", comentou.

Passo -a-passo
Acompanhe o processo de fabricação da farinha de mandioca:
- Depois de colhida, a mandioca é descascada e deixada de molho em uma bacia com água por dois dias;
- Retirada as mandiocas da bacia as mistura com outras que acabaram de ser descascadas;
- As mandiocas, misturadas, são moídas para depois passarem na prensa, onde é retirada toda a umidade;
- Então a farinha é peneirada e vai para o forno torrar.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet