Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Brasil

PF apreende quase uma tonelada de cocaína na fronteira do AM em 2013

Quase uma tonelada de cocaína foi apreendida em ações da Polícia Federal durante o ano de 2013 em Tabatinga, cidade situada a 1.108 km de Manaus. Pelo menos um terço das ocorrências policiais na cidade fronteiriça são registros relacionados à apreensão de entorpecentes. A faixa de fronteira com o Peru é considerada uma das principais rotas das drogas no Amazonas. Os dados foram informados pelo órgão federal ao G1.


Segundo o delegado de Polícia Federal, Charles Gonçalves Lemes, que também é chefe substituto do Departamento de Polícia Federal em Tabatinga, foram 918,260 quilos de cocaína envolvidas nas ações realizadas na região de fronteira no ano passado.

Dos 157 inquéritos policiais instaurados no município durante o ano passado, 54 estão relacionados a tráfico de drogas e condutas relacionadas. "Considerando o total de droga apreendida e total de inquéritos instaurados para apurar conduta de tráfico de drogas, a média é de 17 quilos por ação policial", informou Lemes.

O volume de drogas apreendido pela Polícia Federal no ano passado é meia tonelada a menos que o entorpecente recolhido em 2011, 1.580,052 quilos. A quantidade também representa quase um terço dos entorpecentes interceptados em 2012, 1.419,00 quilos de drogas.

Outros crimes
Ainda segundo o chefe do Departamento de Polícia Federal em Tabatinga, as outras atuações policiais estão relacionadas aos crimes de Lavagem de Dinheiro, Evasão de Dividas, Contrabando, Descaminho, Crimes contra a Administração Pública Federal em Geral, Crimes contra o Meio Ambiente e Crimes Previdenciários.

Dessas ocorrências, Charles Lemes destaca duas grandes apreensões. "Damos destaque à apreensão de 967.935 mil dólares americanos e R$ 1.486.326,24 apreendidos decorrente de crimes de Evasão de Dívidas e Lavagem de Dinheiro", finalizou o delegado ao G1.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet