Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Criança deixa cabelo crescer para doá-lo a hospital do câncer em SP

Com apenas 1,32m de altura, a pequena Lívia Arruda, de 11 anos, já tem atitude de gente grande. Ela surpreendeu a todos há três meses, ao abdicar da vaidade em nome da solidariedade. Decidiu e avisou a mãe que iria doar os cabelos, hoje com 58 centímetros, a uma criança com câncer.

O destino escolhido foi o Hospital de Câncer de Barretos (SP), o mais perto de sua casa, que fica em Ilha Solteira (SP). O corte está marcado para esta semana e Lívia já se animou. "Não estou triste em cortar meu cabelo porque sei que isso vai fazer outras crianças sorrirem”, conta a criança, que decidiu pela atitude ao ver uma reportagem na televisão.
Lívia já teve dois casos de câncer na família e sabe como é o sofrimento de quem passa pela doença. Com muito cuidado, ela penteia os cabelos que deixou crescer por mais três meses para que ele tivesse o tamanho ideial para um boa peruca. Quando decidiu pela doação, a mãe, Kattia Arruda Barbosa, conta que Lívia somente "avisou". "Ela veio decidida falar comigo. Depois de ver na TV que era possível fazer perucas para crianças com a doença, ela não pensou duas vezes e anunciou - não pediu - que iria cortar o cabelo para doar. Consultamos um profissional e esperamos para que crescesse mais para que ela pudesse cortar curtinho e a peruca tivesse um bom tamanho. Na hora fiquei sem reação, mas muito emocionada pelo gesto dela", conta Kattia.
Sempre muito vaidosa e cheia de cuidados com os cabelos, a atitude acabou surpreendendo a todos, inclusive as amiguinhas da escola. "Elas disseram que não tem coragem de fazer isso, mas eu disse que não tem problema. Muitas crianças como nós precisam e nosso cabelo cresce rápido. Espero que mais crianças como eu façam isso", diz Lívia.

Segundo dados da Associação Voluntária de Combate ao Câncer (AVCC), que funciona dentro do Hospital do Câncer de Barretos, nos últimos anos, muitas pessoas, inclusive os homens, têm entendido a importância da doação de cabelo. Por dia, cerca de 10 doações são recebidas. Com o novo cabelo, as pacientes recuperam a auto-estima e se sentem mais felizes, o que auxilia no tratamento.
Preparada para ajudar quem precisa, Lívia agora conta os minutos para ir entregar, pessoalmente, as mechas na próxima semana. "Estou muito animada e quero ir lá para também conhecer o hospital. Vai ser algo muito bom e estou feliz por fazê-lo", comenta.

Como é a doação
Depois de cortar, o doador pode enviar os cabelos - devidamente amarrados - por Correios ao hospital de destino ou entregar na sede desejada. Assim que recebidos, eles são levados para uma cabelereira voluntária. Ela monta as perucas que serão emprestadas para as pacientes cadastradas e que permanecerão com elas pelo tempo necessário.
No noroeste paulista, o Hospital do Câncer de Jales (SP) fica na Avenida Francisco Jales, 3.737, Vila Maria. Em Barretos, o hospital fica na Rua Antenor Duarte Villela, 1331, bairro Dr. Paulo Prata. O telefone para contato é o (17) 3321-6600.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet