Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Secretaria diz que se reunirá com shoppings para debater 'rolezinho'

A Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial divulgou que fará na quarta-feira (29) uma reunião com promotores dos "rolezinhos", a Abrasce, a associação brasileira de shoppings e o Ministério Público de São Paulo. Uma das intenções da administração municipal é que os shoppings ofereçam os estacionamentos dos shoppings para a realização dos encontros.

Entenda os rolezinhos - cronologia e proibição 2 (Foto: Arte/G1)
saiba mais
Após apelo de lojistas, Haddad diz que há exagero contra 'rolezinhos'
"A intenção é potencializar a capacidade de mobilização destes jovens para promover ações e campanhas que alcancem positivamente esta parcela da sociedade", disse a secretaria, por meio de nota.
Ainda segundo a pasta, "é de entendimento das partes que os shoppings têm que ser vistos como uma área pública de lazer e integração social."
A realização dos eventos conforme deseja a secretaria dependerá também do interesse dos jovens que marcam os "rolezinhos" pela internet. A Abrasce não se manifestou sobre o acordo divulgado pela Prefeitura de São Paulo.
O Ministério Público, por sua vez, diz que no encontro já realizado pelo grupo na semana pelas entidades envolvidas foi conversado com os dirigentes das entidades dos shoppings a possibilidade de serem realizados eventos como atividades culturais como desfiles e bailes. O MP também pede a adequação de espaços públicos já existentes, como os Centros de Educação Unificados (CEUS), para oferecer aos jovens espaços culturais.
O acordo prevê que não serão tomadas medidas judiciais para evitar os rolezinhos. Vários shoppings conseguiram liminares neste mês proibindo a realização do encontro. A intenção de não ir à Justiça, caso a Abrasce assine o acordo, valerá aos centros comerciais que fazem parte da associação.
A Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) já informou que o caminho para evitar novos "rolezinhos" será procurar a Justiça.
A Alshop também defende que os centros comerciais fechem as portas nas datas que tiverem rolezinhos combinados para evitar tumultos. No entanto, cada shopping definirá como agir.
De acordo com a associação, os shoppings que tiveram rolezinhos tiveram uma queda de 25% no movimento.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet