Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Mais um ônibus é incendiado no extremo da Zona Leste de SP

Um ônibus ficou parcialmente danificado após ter sido incendiado na noite desta terça-feira (28) na Zona Leste de São Paulo, de acordo com informações da Polícia Militar. Com mais este, chega a 29 o número de coletivos municipais atacados desde o dia 1º de janeiro, segundo levantamento da São Paulo Transportes (SPTrans). Desta forma, passa de um a média de ônibus que foi alvo de algum tipo de vandalismo por dia.


Outros 28 ônibus intermunicipais também foram incendiados ou depredados na região metropolitana de São Paulo desde o dia 1º até esta terça-feira, segundo levantamento da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU).

O ataque ocorreu às 23h15 desta terça-feira, na altura do número 200 da Rua Desembargador Arlindo Pereira Lima, em Cidade Kemel, no Itaim Paulista. Não houve vítimas e ninguém foi preso, segundo a PM. O motivo do ato de vandalismo não foi informado.

Medo
Por causa do medo do vandalismo, linhas deixaram de circular à noite em alguns bairros. O número já superou todo 1º semestre do ano passado, quando foram registrados 21 ônibus queimados na capital paulista.

A SPTrans informou, por meio de nota, que solicitou formalmente reforço policial preventivo nos bairros com dificuldades de operação, entre eles alguns na Zona Sul da capital, onde três ônibus foram atacados nesta terça-feira. "A SPTrans entende que a polícia precisa tomar providências para que a situação volte à normalidade e está recorrendo a todas as medidas que estão ao seu alcance para assegurar o transporte dos passageiros", diz o comunicado.

A Secretaria da Segurança Pública, por meio de nota, informou que todos os casos de ônibus queimados estão sendo investigados pela Polícia Civil, com "o firme objetivo de prender os responsáveis".

Além disso, a SSP afirmou que a Polícia Militar mantém o policiamento preventivo e ostensivo para combater o problema. "Prova disso foi a detenção realizada nesta terça-feira (28/01) de oito pessoas por apedrejarem dois ônibus e atear fogo em um terceiro na região do M’Boi Mirim, na zona sul da Capital paulista. Dos detidos, seis são menores de 18 anos. Os detidos serão indiciados por associação criminosa, dano qualificado, resistência e, no caso dos detidos por atear fogo ao ônibus, por incêndio", completou o comunicado.

O ônibus incendiado na Estrada do M’Boi Mirim fazia a linha Embu Guaçu (Vila Louro)/São Paulo (Santo Amaro), de acordo com a EMTU. Por causa das manifestações na região, a operação de nove linhas intermunicipais que atendem a área foram paralisadas por volta das 17h.

Outros casos
Apenas no fim de semana, quatro ônibus foram destruídos durante protestos em São Paulo. Três deles na Zona Sul e um na região Leste. No domingo, um ônibus da empresa Cooper Pam estava na Avenida Paulo Guilguer Reimberg, na região de Parelheiros, quando os criminosos ordenaram ao motorista que parasse. Eles obrigaram os passageiros a descer e puseram fogo. Por volta de 19h de domingo, um ônibus foi queimado no bairro Colônia Nova, no Jardim Ângela. Um pouco mais tarde, por volta de 20h, um ônibus foi incendiado na Avenida Nossa Senhora das Mercês. No sábado (25), um ônibus foi queimado na Avenida Professor Luiz Inácio de Anhaia Melo, na Zona Leste.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet