Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Bebidas lideram ranking de marcas com maior nº de fãs na web em 2013

O Guaraná Antarctica manteve a liderança pelo segundo ano consecutivo no ranking IndexSocial, que lista as marcas com o maior número de fãs e seguidores do Brasil nas redes sociais.


Na 2ª e 3ª posição figuram, respectivamente, Coca-Cola e Skol. Em 2012, as 3 primeiras colocadas foram, pela ordem, Guaraná Antarctica, Skol e Brahma Futebol.

Criado pela agência Espalhe Marketing de Guerrilha, o indicador monitora mais de 700 marcas no Facebook, Twitter e Youtube, avaliando a audiência e o engajamento das marcas com seus fãs. A ferramenta segue a lógica dos índices das bolsas de valores, que elencam as ações mais negociadas. A marca com maior audiência nas redes sociais recebe 1000 pontos.

Segundo o balanço de 2013, no ano passado foram registradas 672 milhões de conexões entre consumidores e marcas considerando Twitter, Facebook e Youtube, 170% a mais que em 2012.

O Facebook segue como a plataforma com maior número de acessos e sendo a mais utilizada no Brasil. "Muitas marcas colocam a rede social como prioridade na estratégia de comunicação digital, visando relacionamento e fidelização de consumidores. Para 2014, a expectativa aumenta quanto ao desafio de manter a conversa e o relacionamento constante com a audiência, já que o ano passado foi impactado pela redução no alcance orgânico (número de fãs que as marcas conseguem atingir por meios dos posts)", afirma o relatório do IndexSocial.

Algumas das mudanças no top 10 é explicada pela inclusão de novas marcas.

A ferramenta passou a monitorar em 2013 marcas globais com forte presença no Brasil como Coca-Cola (2ª) e eBay (9ª), que fizeram sua estreia no ranking.

Do top 10, Skol (3ª), Lacta (7ª) e Brahma Futebol (8ª) foram as únicas a registrar queda no índice de audiência em relação a 2012, indicando um crescimento menor do que o mercado.

Já no ranking de engajamento, que mede a soma total de reações dos fãs (curtir, comentários, compartilhamentos, votos, 'mentions' e retuites), a Brahma Futebol continua na liderança com 41% de todas interações. Na sequência, estão Skol (2ª) e Guaraná Antarctica (3ª). Completam o top 10: Arezzo (4ª), Stella Artois Brasil (5ª), Lacta (6ª), Melissa (7ª), Hotel Urbano (8ª), Chiclets (9ª) e Brahma (10ª).

"As 10 maiores marcas representaram, em 2013, 58.3% de todas as interações medidas pelo indexSocial, uma queda de 4,2% em relação a 2012", informa o relatório. "Devido a queda de potencial dos posts orgânicos, muitas marcas têm optado pelo investimento também em mídia na rede social, garantindo maior alcance de seu conteúdo. Ainda assim, apesar dessas restrições, o volume de interações aumentou 28%", acrescenta.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet