Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Mais de 20 mil clientes seguem sem energia devido a temporais no RS

Cerca de 27 mil clientes seguem sem energia elétrica na tarde deste domingo (2) no Vale do Sinos, região do Rio Grande do Sul atingida por temporais na sexta-feira (31) e neste sábado (1), segundo informou a concessionária AES Sul. A maioria dos consumidores mora em Novo Hamburgo e Campo Bom.


De acordo com a concessionária, um total de 110 mil clientes chegou a ter o fornecimento interrompido. Desde a noite de sexta-feira, 700 profissionais foram mobilizados para atender os casos.
Na cidade de Estância Velha, a falta de energia elétrica atinge a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), responsável pela distribuição de água na região. Segundo a AES Sul, o fornecimento seria normalizado ainda na tarde deste domingo.

O temporal
De acordo com os meteorologistas, o temporal que atingiu municípios do Vale do Sinos foi provocado por um nuvem supercarregada em função do forte e da umidade do ar. Moradores registraram o início do temporal (veja o vídeo), que durou pouco mais de 30 minutos, mas causou muita destruição na cidade.

Em um hipermercado do bairro Ideal, os carros estacionados no local ficaram debaixo do telhado. A estrutura desabou depois da chuva e do vento, que teria ultrapassado os 120 quilômetros por hora. “Caiu o telhado em cima dos carros e todo mundo se apavorou. E os vidros começaram a estalar”, relatou a professor Neusa Gräver.

A força do vento também derrubou parte da parede de outro hipermercado. No momento da queda havia pelo menos dois clientes e um funcionário bem próximos do local, mas quando eles perceberam que a estrutura estava desabando eles conseguiram se proteger.

O pedreiro Luiz Antônio da Silva foi um dos moradores de Novo Hamburgo que tiveram a casa danificada. O segundo andar da residência ficou completamente destelhado. Ele havia terminado de construir o telhado esta semana, mas agora sustenta com uma corda o que restou da obra. “Eu perdi um freezer e o telhado todo”, conta ele.

As ruas e avenidas da cidade ficaram bloqueadas por árvores e postes da rede de energia. Vidraças de lojas no centro da cidade também foram danificadas. Apesar dos danos materiais, não houve o registro de feridos, segundo a Defesa Civil Municipal.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet