Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Brasil

'Ele amava o Brasil', diz mulher de executivo francês morto em acidente

A mulher do executivo francês Cyrile Fourni, de 50 anos, morto nesta quarta-feira (12) em um acidente entre um táxi e um ônibus na Avenida Vereador José Diniz, na Zona Sul de São Paulo, disse que o marido “amava o Brasil”. "Ele amava o Brasil como tudo na vida dele. A coisa que ele mais gostava era trabalhar, isso ele sabia fazer bem", disse a professora Maria Tereza Fourni em entrevista ao G1.

Ela disse que soube que seu marido estava entre as vitimas após ver sua imagem na televisão. Maria Tereza estava na academia esperando por seu motorista quando soube que havia ocorrido um acidente na região da sua residência e que teria que ir embora a pé, já que o trânsito estava caótico.
"Cheguei em casa, fui ver na televisão a imagem [do acidente] e chamei minha empregada. Daí quando eu vi apareceu a foto dele", contou no Instituto Médico-Legal (IML), onde estava esta tarde para cuidar da liberação do corpo do marido. Casada há 20 anos com o vice-presidente financeiro da Helibras, a professora disse que voltou a morar no Brasil há dois anos. Antes disso, o casal morou na França e Canadá.

Segundo ela, o marido estava indo para a empresa no Campo de Marte, na Zona Norte de São Paulo, quando ocorreu o acidente. A família ainda não decidiu onde o corpo Cyrile será enterrado, já que a vítima tem cinco irmãos que moram na França.
Os filhos, de 9 e 14 anos, ficaram chocados ao saber da tragédia. "O pequeno era muito apegado com o pai", afirmou a viúva. "Ele era uma pessoa muito alegre, comunicativa e não tinha nenhum defeito", lembrou carinhosamente do marido.

O francês era vice-presidente financeiro da Helibras desde 2011 e viajava como passageiro do táxi atingido pelo ônibus. Segundo a empresa, ele trabalhava na Airbus Helicopters desde 1988 e já havia trabalhado aneriormente na Helibras como chefe de controle, de 1995 a 1999. A Helibras é uma empresa nacional que está há 36 anos no mercado e o governo de Minas Gerais possui o controle acionário.

Nascido no Marrocos, Cyrille foi criado desde a infância em Angé, na França. Para familiares do executivo, ele era uma pessoa muito carinhosa e amorosa. Além disso, era muito tranquilo. "Eu brigava com ele e ele era incapaz de responder para mim alguma coisa", disse a viúva. Ele vivia cercado de amigos e era muito festeiro. "Queria festa todo dia. Toda semana fazia churrasco em casa", contou a mulher. Nos momentos de lazer do executivo, ele virava um esportista e alternava entre os jogos de tênis e squash.

Acidente

O motorista do ônibus que esmagou o táxi disse que foi fechado pelo taxista, segundo o gerente da SPTRans da Zona Sul de São Paulo, Ricardo Rocha. O major da Polícia Militar que está acompanhando o acidente, Sérgio Watanabe, afirmou que "faltou freio ao ônibus". Além do francês, também morreu no acidente o motorista de táxi Ronaldo Voltan, da empresa Cooper Luxo. Oito pessoas ficaram feridas.

Segundo Rocha, o motorista do ônibus está muito abalado, mas descartou hipótese inicial dos Bombeiros de que ele teria tido um mal súbito. “Ele estava trafegando no corredor quando repentinamente foi fechado pelo taxista e perdeu o controle. Ele tentou frear, mas não era possível. Pelo que ele me passou, ele trafegava abaixo da velocidade permitida que é de 50 km/h [no corredor].”

“Ao que tudo indica, faltou freio ao ônibus. Não há marcas de frenagem no chão”, completou o major Watanabe.
Um cunhado do motorista de táxi, que não quis se identificar, afimou que escutou pelo rádio notícia sobre o acidente e ligou para ele. "Estava ligando pra ele. Liguei várias vezes. Não atendia. Eu vim pro local, porque falaram que era um Corolla preto. Quando vim, eu vi essa imagem. Não tem nem o que falar. Ele estava há 22 anos na praça". Segundo o cunhado, ele era casado e deixou dois filhos, um de 18 anos e um de 11.

Os oito feridos tiveram ferimentos leves e quatro foram encaminhados para o Pronto-Socorro Bandeirantes, quatro para o Pronto-Socorro do Servidor Público.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet