Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Liquidificador, secador e aspirador ganham novo Selo Ruído do Inmetro

A partir de quinta-feira (20), três tipos de eletrodomésticos vão sair da fábrica com o novo selo do Inmetro para identificar o nível de ruído.


Antes de comprar, o consumidor vai saber quais são os produtos e marcas mais barulhentos. É mais informação para o consumidor.

Acordar cedo com o barulho do liquidificador do vizinho não é fácil. Para o vizinho que não quer incomodar, esta novidade pode ajudar.

O selo indica de forma simples o nível de barulho, o que permite que o consumidor faça a escolha pelos aparelhos mais silenciosos.

Angélica usa protetor de ouvido para secar o cabelo. Mas o ruído é tão forte que incomoda até o namorado. “Toda vez que eu vou secar o cabelo, ele fala: já vai ligar a turbina?’”, conta ela, rindo. “Meu próximo presente do Dia dos Namorados vai ser esse”, completa, sobre um secador mais silencioso.

Com o liquidificador que Ornezita usa todo dia, é o mesmo problema. “É forte também, Incomoda bastante”, diz.
Há 20 anos, liquidificador, secador de cabelo e aspirador de pó vêm com o Selo Ruído do Inmetro, que indica apenas o número de decibéis emitidos. Mas a maioria dos selos vem na caixa do produto e o consumidor nem vê. E quem vê, não entende muito bem.
Questionado se tem ideia do que seriam 91 decibéis, um senhor admite: “Nenhuma, nenhuma, nenhuma”.
“Nunca tinha visto mesmo isso”, diz outra consumidora, sobre o selo na caixa do produto.

Agora vai ficar mais fácil. Um novo selo, colocado no próprio aparelho, vai indicar o nível de ruído. Cor verde, nível um, para o produto mais silencioso. Vermelho, nível cinco, para o mais barulhento.

Os três eletrodomésticos, fabricados no Brasil ou importados, receberão o novo Selo Ruído a partir desta quinta-feira (20). Aos poucos, os produtos com classificação por cores vão começar a chegar nas lojas. O estoque antigo poderá ser mantido no mercado só até agosto de 2016.

O Inmetro diz que a indústria não será obrigada a fabricar produtos mais silenciosos, mas a aposta é que a clareza das informações produza esse efeito.

“Pela concorrência saudável que nós já vimos em outros programas, os fabricantes investem e têm um retorno na etiqueta e nas vendas”, diz Alexandre Novgorodcev, do Inmetro.

O nível de poluição sonora atual não faz mal à saúde, de acordo com o Inmetro. A medida veio para trazer mais conforto.
“Esses eletrodomésticos mais silenciosos são muito bem-vindos, com certeza absoluta. É para o conforto, é muito bem-vindo”, afirma o aposentado Paulo Roberto Sales.

Geladeira, máquina de lavar e ar-condicionado são os próximos alvos do Inmetro. A previsão é que no ano que vem eles também tenham que adotar o selo ruído.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet