Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Brasil

GDF instala Comitê de Proteção à Criança e ao Adolescente no Fifa Fan Fest

Durante os 25 dias de festa no Taguaparque, servidores trabalharão em esquema de plantão


O GDF (Governo do Distrito Federal) escalou 50 servidores de todas as secretarias para trabalhar no stand do Comitê de Proteção à Criança e ao Adolescente para Grandes Eventos no DF durante os 25 dias de atividades no Fifa Fan Fest, no Taguaparque, em Taguatinga (DF). Os servidores trabalham em plantão integrado, divididos em duas equipes com dez pessoas por dia, de 10h as 21h ou até as 23 h, de acordo com o funcionamento do evento.

A secretária da Criança, Eliane Cruz, explica que os grandes eventos podem favorecer ou aumentar as ocorrências de situações de violação dos direitos das crianças e adolescentes.

— E para que isto não ocorra no DF, temos a atuação integrada do comitê e dos órgãos do sistema de garantia de direitos. No DF, o governo mostra a preocupação em informar e prevenir situações de violações de direitos.

As denúncias são encaminhadas para a Rede de Proteção, que atua integrada com o plantão, e é formada pela Delegacia de Proteção à Criança ao Adolescente, Delegacia da Criança e do Adolescente, Comissariado da Vara da Infância e da Juventude, e secretarias de Saúde, de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, conselhos tutelares e outros órgãos do governo.

O plantão do Comitê também trabalha no Centro Integrado de Comando e Controle Regionalizado do DF, instalado em todas as cidades-sede dos jogos. Cinco profissionais treinados para situações relacionadas às crianças e adolescentes estão de plantão no centro e farão os encaminhamentos para os órgãos responsáveis em caso de denúncias.

Comitê de Proteção à Criança e ao Adolescente

O Comitê de Proteção à Criança e ao Adolescente para Grandes Eventos no âmbito do Distrito Federal foi criado em 2013 e tem como atribuições acompanhar e monitorar as políticas públicas de proteção de crianças e adolescentes nos eventos.

As denúncias de violação de direitos de crianças e adolescentes, como abuso e exploração sexual, trabalho infantil, violência, entre outras, podem ser feitas pela população pelo Disque 100, para a Secretaria da Criança, na Coordenação de Denúncias de Violação dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cisdeca), que funciona 24 horas com uma central telefônica que recebe denúncias no número: (61) 3234-8555 ou ligando para os 40 conselhos tutelares nas regiões administrativas do DF.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet