Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Umidade do ar chega a 16% e deixa Sorocaba em estado de alerta

É acionado estado de alerta quando o nível está abaixo dos 20%.

Exercícios físicos e aglomerações devem ser evitados.

A baixa umidade relativa do ar, que chegou a 16% por volta das 15h desta segunda-feira (25), deixou os moradores da região de Sorocaba (SP) preocupados. Quando o nível está abaixo dos 20%, explica o meteorologista Thiago Guerreiro Ferreira, do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet), é acionado o estado de alerta. Ao longo do dia, a umidade registrada na cidade foi de 17%.

Em condições como esta, esclarece o especialista, é recomendado evitar a prática de exercícios físicos e trabalhos ao ar livre excessivos, principalmente durante a tarde, quando o sol está mais forte. Evitar aglomerações em ambientes fechados também é indicado. "Pessoas mais sensíveis podem usar soro fisiológico nos olhos e nas narinas", continua.

Além de agravar os casos de doenças respiratórias, a baixa umidade do ar e o tempo seco contribuem para o aumento do número de queimadas. Só neste fim de semana, foram registrados 15 focos de incêndio na região de Jundiaí (SP).

Frente fria

Mas os níveis de umidade relativa do ar devem melhorar ao longo da semana. Uma passagem de frente fria vai atingir Sorocaba entre o fim da tarde desta terça-feira (26) e o início do dia de quarta-feira (27). "A previsão é de que chova na cidade e a umidade pode subir bastante", comenta o meteorologista. A temperatura deve ficar entre 17º C e 30º C, com queda na quarta.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet