Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Veterinário investe R$ 3 mil para aplique de megahair em égua no RS

Foto: (Foto: Luciano Kruel/Arquivo Pessoal)

Megahair foi aplicado em égua que vai competir na Expointer

Megahair foi aplicado em égua que vai competir na Expointer

Utilizado em salões de beleza para deixar os cabelos das mulheres mais longos, o megahair está sendo usado na preparação de animais que vão participar de competições. De Santa Maria, o médico veterinário Luciano Kruel, 41 anos, contratou um cabeleireiro para fazer o aplique na égua da raça quarto de milha Ima Wish Royal, 3 anos, para uma competição na Expointer. A feira ocorre de 30 de agosto a 7 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre.


“Comum realmente não é, ainda mais no Brasil. Nos Estados Unidos é até mais usado. Optei por fazer o aplique porque ela teve um problema na cola do rabo, causado por um fungo, e perdeu 80% dos fios”, relata ao G1 o treinador que trabalha há duas décadas no ramo de equinos. Ele investiu cerca de R$ 3 mil no procedimento.

Curada da doença, o objetivo é repetir na feira de Esteio o mesmo desempenho conquistado em outra competição realizada em Tupanciretã em maio deste ano. Na ocasião, a égua garantiu o primeiro lugar.

“Coloquei o aplique, mas logo depois retirei, já que sabia que teríamos de fazer todo o processo novamente para a Expointer”, explica. Agora, ela vai competir na Prova de Conformação, categoria em que os animais são julgados pela perfeição ou, em outras palavras, pelas características próximas do padrão racial quarto milha. Os cavalos são avaliados pela correção estrutural, conjunto, grau de musculatura e características de raça e sexo.

A técnica é a mesma utilizada nos salões de beleza. O trabalho do cabeleireiro começa bem antes da aplicação. A crina é lavada e hidratada. Os fios ganham também um corte especial para dar o caimento Aos poucos, uma a uma, as mechas vão dando forma a uma longa cola.

A sessão para o aplique nesta quarta-feira (27) durou quatro horas. Durante o procedimento, realizado pelo cabeleireiro Leonardo Ravalha, que viajou de Santiago, a 160 quilômetros de Santa Maria, a égua se manteve tranquila. O alongamento da crina do rabo do cavalo dura cerca de quatro meses.

Além do megahair, o animal teve uma rotina alterada há seis meses por conta do treinamento para a Expointer. Alimentada com ração especial e suplementos para favorecer a formação dos músculos, a égua também realiza exercícios diariamente para fortalecer a musculatura.

“É como fosse atleta de alta performance. Tem alimentação diferenciada, tanto concentrada, quanto volumoso, parte da fibra. Além de suplementos, aminoácidos, para fortalecer os músculos”, descreve o veterinário.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet