Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Brasil

'Eu ouvi o estouro', diz tio de jovem morto por raio em temporal no RS

A morte de um jovem de 17 anos após ser atingido por um raio neste sábado (20), em Cerrito, no Rio Grande do Sul, comoveu os moradores do município da Região Sul do estado. Segundo a família, o adolescente caminhava em uma avenida do centro da cidade, próximo ao local onde mais cedo ocorreram desfiles do feriado estadual de 20 de setembro, quando recebeu a descarga elétrica.


"Eu ouvi o estouro, mas estava em casa. A família ficou bastante abalada, meu cunhado é doente e ficou desesperado com a perda do filho", relatou Alberto Porhl, tio da vítima. De acordo com testemunhas, ele falava ao celular quando foi atingido.

O comerciante Alexandre Vergara também conta que se assustou com o barulho. "Foi um estouro muito grande. Para mim, foi um raio no meio da avenida. Ele caiu morto. O celular caiu no chão e arrebentou, o tênis soltou longe. Não teve quem não se assustou aqui", afirmou.

Moradora do distrito de Vila Freire, a vítima estava acompanhada de colegas de escola para assistir aos desfiles. Ainda não há a confirmação se alguém viu o exato momento em que ele recebeu a descarga.
 

RS tem maior incidência de raios do país, diz Inep
Um levantamento divulgado neste ano pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) aponta que o Rio Grande do Sul lidera o ranking de incidência de raios entre os estados brasileiros. Por ano, são 50 milhões de raios que causam, em média, 130 mortes.

De acordo com a Somar Meteorologia, a posição geográfica do Rio Grande do Sul faz com que o estado seja uma das regiões com maior número de ocorrências de raios no país. “O frequente encontro de massas de ar é determinante nessa incidência. A localização do estado faz o Rio Grande do Sul ter essa característica", disse ao G1 o meteorologista Eduardo Gonçalves.

Segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica, as tempestades costumam atingir uma área de 10 km no Brasil. Essas tempestades provocam, em média, três raios por minuto. Em casos de tempestades mais fortes, o número pode chegar a 20 por minuto.

Mesma região de Cerrito registrou granizo
A 100 km de Cerrito e também na Região Sul do estado, a cidade de São Lourenço do Sul registrou no sábado uma chuva de granizo que, em menos de cinco minutos, deixou um saldo de 80 residências danificadas. De acordo com a Defesa Civil, apesar dos estragos ninguém precisou deixar suas casas. Ao longo deste domingo (21), lonas foram distribuídas aos moradores.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet