Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Paulistanos são contra demolição do Minhocão, diz Datafolha

Uma pesquisa do Datafolha divulgada nesta terça-feira (23) mostra que 76% dos paulistanos são contrários à demolição do Elevado Costa e Silva, o Minhocão. Entre os defensores da manutenção da estrutura, 53% querem que ela fique como está hoje, voltada para os automóveis, e 23% são favoráveis à criação de um parque. Apenas 7% acham que o Minhocão deve ser demolido.


A pesquisa foi divulgada pelo jornal “Folha de S. Paulo”. Entre os entrevistados, 17% não souberam opinar sobre qual deve ser o destino do Minhocão.

A desativação progressiva está prevista no Plano Diretor Estratégico (PDE), sancionado neste semestre pelo prefeito Fernando Haddad (PT). A medida é polêmica, no entanto, já que o Minhocão é uma via expressa entre a Zona Oeste e a região central de São Paulo e oferece ao motorista a possibilidade de um trajeto sem semáforos ou cruzamentos.

A primeira audiência sobre a demolição, realizada no dia 9 de setembro na Câmara, terminou em racha entre grupos favoráveis à demolição total do elevado e a corrente que defende a manutenção da estrutura e a transformação em um parque.

O Minhocão foi inaugurado na década de 70 para ligar o Centro de São Paulo a bairros da Zona Oeste, como Sumaré e Perdizes. Ele passa sobre avenidas como Amaral Gurgel e São João e se tornou um símbolo de como a capital paulista cresceu pensada para servir ao transporte com automóveis.

Pesquisa
Os dados divulgados nesta terça pelo Datafolha fazem parte de uma pesquisa composta por 1.121 entrevistas com pessoas maiores de 16 anos. As entrevistas foram feitas em 16 e 17 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet