Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Aviso em poste na Zona Leste alerta sobre furto de carros: 'não pare aqui'

Aviso em poste na Zona Leste alerta sobre furto de carros: 'não pare aqui'

Cartazes foram confeccionados por moradores da Vila Matilde, em SP.

Eles relatam que rua residencial tem média de 2 veículos levados por dia.

Moradores da Vila Matilde, na Zona Leste de São Paulo, dizem que os roubos já viraram rotina no trecho da Rua Dona Escolástica Melchert da Fonseca compreendido entre as ruas Antônio Juvenal e Elisa de Carvalho. Como alerta, eles colocaram avisos nos postes com a mensagem "Sr. Motorista, rua com alto índice de roubo (sic) de carros. Não pare aqui! Cuidado!". Um morador enviou fotos dos cartazes por meio da plataforma colaborativa VC no G1.

Os moradores relataram que os casos ocorrem de segunda a sexta-feira, enquanto o dia ainda está claro, e que pelo menos dois carros são furtados por semana. Os crimes ocorrem há dois meses e sempre da mesma forma: basta o motorista se afastar do carro recém-estacionado para que um criminoso, amparado por dois comparsas que vigiam as esquinas, arrombe o veículo e parta com ele para longe dali.

Residencial e pacato, o trecho de 100 metros de via está a uma quadra da principal rua do bairro, a Avenida Waldemar Carlos Pereira. Essa proximidade atrai quem precisa acessar a malha de serviços e comércio vizinha. De tanto acompanhar os crimes, moradores se reuniram e imprimiram folhetos com o alerta sobre o alto índice de roubos. Os papéis foram fixados em todos os postes do quarteirão, mas muitos foram depredados e arrancados pelos próprios criminosos, de acordo com os moradores.

"Se um morador está saindo de casa na hora dos crimes, os bandidos confrontam o morador", conta uma moradora. Responsável pela segunda remessa de cartazes, ela não será identificada por questões de segurança. "Eles agem sempre durante a semana, e tiram sábado e domingo para descansar. Afinal, já trabalharam bastante nos dias úteis", revelou.

Apesar da constância no modus operandi da quadrilha e da ousadia de atuação à luz do dia, os três criminosos continuam livres. Segundo testemunhas, eles se vestem com roupa social e disfarçam falando ao telefone antes dos crimes. A polícia foi chamada em diversas situações, mas até agora não conseguiu fazer um flagrante no trio, ainda de acordo com a denúncia feita pelo VC no G1.

Nota da Redação: Procurada, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) informou recebeu um chamado no dia 7 de outubro. No entanto, a SSP afirma que "segundo análise criminal, o número de furtos a veículos é 87% menor (11 casos registrados) que o descrito pelos moradores". Mesmo assim, como medida preventiva a esse tipo de crime, a secretária estipulado itinerário obrigatório para as viaturas no bairro, especialmente na Rua Dona Escolástica Melchert da Fonseca.

A SSP disse ainda que todos os furtos em que a vítima registra boletim de ocorrência estão sendo investigados e que, desde setembro, dois homens foram presos recentemente em flagrante quando furtavam um veículo na região. Uma equipe da Polícia Civil também vai procurar os moradores para colher relatos, de acordo com a secretaria.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet