Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Correios recebem mais de 14 mil cartas para o Papai Noel no Piauí

A campanha “Papai Noel dos Correios” recebeu no Piauí mais de 14 mil cartas com pedidos de crianças para o bom velhinho. Na agência central, localizada próximo ao Palácio de Karnak em Teresina, os presentes não param de chegar, mais ainda falta muito para atender a todos os pedidos. Até agora, pouco mais de cinco mil cartinhas foram adotadas e o restante ainda aguarda pela chegada de algum padrinho disposto a realizar o desejo da meninada neste Natal.


De acordo com a coordenadora da campanha no estado, Raiane Lobão, esse ano os Correios contam com três locais de adoção das cartas na capital e outros dois no interior do estado. “Nós estamos com pontos de adoção aqui na agência central e nas agências do Teresina Shopping e do Riverside, além das cidades de Picos e Floriano, que são regiões maiores”, disse.Boa parte das cartinhas foram recebidas através de parceria entre os Correios e 70 escolas da rede pública em Teresina. “As escolas tiveram um prazo para enviar as cartinhas das crianças para a gente. A medida que as cartas vinham chegando iam sendo cadastradas e separadas para serem colocadas à disposição para adoção”, explicou a coordenadora. Para estimular as adoções, alguns pedidos foram deixados em faculdades e empresas.

As cartas recebidas das escolas são entregues pelo Papai Noel na própria instituição de ensino, enquanto as recebidas da sociedade são entregues no endereço da criança. A coordenadora explica que antes de serem disponibilizadas para adoção, todas são lidas e tanto o nome quanto a idade das crianças são conferidos. “Nós lemos todas para verificarmos se a criança se encaixa nos critérios da campanha. No caso das escolas, se ela estiver estudando até o 5º ano não tem idade, mas se for da sociedade normal só pode até os 10 anos”, disse.

Raiane conta que os pedidos mais comuns são por carrinhos, bonecas e bolas, mas ressalta que esse ano há uma grande quantidade de pedidos de material escolar e eletrônicos. Apesar dos pedidos mais corriqueiros, alguns desejos chamam a atenção. “Teve uma criança que não pediu nada para ela, pediu apenas que fossem atendidos os desejos das outras crianças que tinham menos coisas do que ela”, revelou a coordenadora.

Gilvan Cardoso, funcionário dos Correios, é o Papai Noel da campanha há 23 anos. Ele conta que ao longo desse tempo viu muitas histórias comoventes. “Cada carta retrata uma história que a criança vive dentro do seu lar, ela expressa na carta o seu dia a dia. Já tivemos uma criança que pediu um pai, pois ela não tinha”. Ele explica que em casos como esse o Papai Noel faz uma visita com toda sua comitiva, levando um presente e toda a magia do Natal para a criança.

A campanha permite que os interessados em atender os desejos levem as cartinhas para casa e deixem de volta junto com o presente na agência. É o que fará a jornalista Mayra Nolêto, que resolveu ajudar neste Natal. Nessa sexta-feira (12) ela foi até a agência central e leu várias cartinhas. “Há muito tempo venho refletindo isso, que o Natal não é essa questão comercial, mas sim caridade. Tem tanta gente que passa necessidade enquanto nós comemoramos, então resolvi não ter luxo esse ano e vim ajudar”, disse.

Na carta escolhida, uma criança de 10 anos relata que o pai não lhe dá nada e que a mãe sofre de câncer. Ela ainda desenhou a mãe e os quatro irmãos na cartinha e pediu material escolar ao Papai Noel. Comovida com a história, Mayra resolveu atender o desejo. “Vou levar essa, pois me coloco no lugar dessa mãe. O Natal para mim esse ano será dessa forma, ajudando”, falou. A campanha Papai Noel dos Correios deste ano foi lançada no dia 14 de novembro e segue até o dia 18 de dezembro.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet