Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Equipe que atua na Árvore de Natal da Lagoa comemora data com ceia

Foto: Reprodução

Equipe que atua na Árvore de Natal da Lagoa comemora data com ceia
Enquanto a maioria das pessoas estão celebrando o Natal em família, cinco homens e uma mulher trabalham para manter acesa o símbolo máximo da data no Rio: a Árvore de Natal flutuante da Lagoa Rodrigo de Freitas. Embarcada na estrutura, a equipe técnica garante o pleno funcionamento de todo o sistema que a faz encantar cariocas e turistas. E é na embarcação que os seis celebram a noite, com direito a ceia. O G1 esteve embarcado na árvore com a equipe seis horas antes da celebração.


“Quando eu saí de casa para vir para a árvore hoje, minha filha, que está deslumbrada com este meu trabalho, perguntou se eu ia ajudar o Papai Noel. Eu disse ‘claro que vou’”, contou o brigadista Damião da Fonseca Costa, 38 anos, que pela primeira vez trabalha no local e se diz orgulhoso por ter sido escolhido para a função. Ele é responsável pela segurança da árvore e da equipe, cobrando o uso de equipamentos de segurança e coibindo a aproximação de curiosos.

Também se dizendo encantada com a missão, Paula Marques, 39, mãe de dois filhos, participa pela terceira edição consecutiva da árvore. “É muito especial trabalhar aqui. Primeiro, pela grandiosidade que é essa árvore. Eu posso dizer que faço parte da equipe que faz a alegria mundial”, disse orgulhosa. Ela é responsável por marcas as lâmpadas queimadas para que sejam trocadas durante o dia.


Veterano da turma, Felipe Marques, 31 anos, é responsável pelas instalações elétricas da estrutura de 80 metros de altura. Este é o oitavo ano em que ele trabalha no evento. Ao lembrar da primeira vez que esteve ali, ele destaca o orgulho que sentiu e ainda sente. “É o terceiro maior evento da nossa cidade, atrás do carnaval e do réveillon. No início eu ficava eufórico, contava para todo mundo”, disse. Ele ressaltou que toda inauguração da árvore é sempre um momento marcante. “É incrível ver a lagoa lotada, a queima de fogos. Não tem como não se emocionar”, garantiu.

Já com sete anos de experiência no evento, Márcio Sérgio da Silva, 41 anos, é quem aciona o carrilhão, que funciona como o sino da árvore. Em intervalos regulares são executadas por ele as músicas que podem ser ouvidas por quem admira a árvore a partir da orla da lagoa, além de reproduzir os sons das badaladas da Basílica de São Pedro, no Vaticano. “É sempre especial passar o Natal aqui, até mesmo por causa da equipe. A gente acaba formando uma grande família”, disse.

Victor Hugo, 30 anos, está na sua segunda edição da árvore e também se diz satisfeito com a função. É ele quem aciona o gerador que alimenta de energia as cerca de 3,1 milhões de lâmpadas e 120 quilômetros de mangueiras luminosas. Por volta das 19h, ele dá o sinal de que está tudo certo para começar o show de luzes.


Quem comanda o cérebro da árvore, pela quinta vez seguida, é Antônio Bezerra, 29 anos. Ele quem opera o acendimento das luzes. Ele não esconde que preferia passar a noite do dia 24 em casa, com a família e os filhos, mas ressalta que o sentimento de dever cumprido o deixa satisfeito. “A comemoração com a família fica para o dia seguinte”, disse.

A Ceia
Para a ceia dos seis foram preparados arroz branco, torta de bacalhau, farofa, salada de batata e rabanadas. Para beber, refrigerantes e sucos. Alguns deles destacaram que um vinho seria ótimo para brindar a noite natalina. Mas, trabalho é trabalho. “Quando dá meia noite a gente se abraça, comemora, alguns rezam. Eu fico louca é para falar com a família e começo a ligar para desejar feliz Natal”, destacou Paula.

Tradição carioca
Aos pés da estrutura de 85 metros e 542 toneladas, a tripulação se mostrava sorridente e inspirada a manter a tradição da maior árvore flutuante do mundo. Em 1996 ela foi montada pela primeira vez. De lá para cá, ela foi ganhando cada vez mais requintes.

Para a 19ª edição, foram instaladas cerca de 3,1 milhões de microlâmpadas, 120 mil metros de mangueiras luminosas, 24 mil metros de estrutura tubular, 2,150 estrobos e 100 refletores de led. Ao todo, cinco geradores garantem o pleno funcionamento da estrutura, equivalente a um prédio de 28 andares.

A cenografia da 19ª árvore, que tem como tema "Um Natal de Luz", é assinada por Abel Gomes. Estrelas, o sol, nuvens, velas e a lua são algumas das figuras formadas pelos jogos de luzes. A árvore poderá ser apreciada pelos visitantes até o dia 6 de janeiro.

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet