Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Guaraná Antarctica 'sabor açaí' não tem açaí nos ingredientes do rótulo

Guaraná Antarctica 'sabor açaí' não tem açaí nos ingredientes do rótulo

Ausência gera polêmica entre consumidores nas redes sociais.

Ambev diz que utilizou na formulação 'notas de aroma natural de açaí'.

O Guaraná Antarctica Black lançado neste mês pela Ambev tem gerado polêmica nas redes sociais. Anunciado como uma mistura do tradicional refrigerante com o "sabor do açaí", a bebida levantou dúvidas de consumidores ao não citar a fruta na lista de ingredientes descritos no rótulo.

Na lata à venda pelo país, o produto é descrito como "Frutas da Amazônia: guaraná e sabor açaí". Na sequência, são listados os seguintes ingredientes: água gaseificada, açúcar, extratos de cenoura roxa e hibisco, extrato de guaraná, corante caramelo IV, acidulantes, ácido fosfórico e ácido cítrico, emulsificante goma acacia, aromatizante e regulador de acidez citrato de sódio.

Procurada pelo G1, a Ambev reafirmou a informação usada na campanha de divulgação do refrigerante, que apresenta o Guaraná Antarctica Black como "um novo líquido que combina o autêntico Guaraná Antarctica com o sabor do açaí".

Questionada se o refrigerante tem ou não açaí na sua composição, a empresa encaminhou o seguinte posicionamento:

"Na formulação, utilizamos notas de aroma natural de açaí para compor o aroma final do produto. Por isso, devido a uma questão técnica, o aroma natural de açaí não está discriminado entre os ingredientes, mas segue declarado na lata e na comunicação como "Frutas da Amazônia: guaraná e sabor açaí".

Na página da marca no Facebook, consumidores postaram mensagens cobrando explicações da empresa.

"Achei que é propaganda enganosa, apesar de constar na embalagem sabor açaí, de fato o produto não leva açaí. Nos ingredientes consta cenoura roxa e hibisco. Açaí que é a base da propaganda não consta", protestava uma internauta. "Guarana Black? Deveria ser red pq é vermelho. Ao olhar o rótulo está dizendo que tem extrato de cenoura roxa e hibisco. Onde isso é frutas da Amazônia? E o açaí onde entra?", questionava outro.

O refrigerante está sendo oferecido nas versões lata 350 ml e PET 2 litros nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

Para o lançamento do produto foi criada a campanha “Se Joga No Escuro”, instigando a curiosidade do público nas ruas e na internet. A marca estimulou internautas a postarem a hashtag #SeJogaNoEscuro para desvendarem o lançamento e criou até um site de pré-venda em que o consumidor adquiria o produto às cegas.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet