Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Operações resgatam mais de 4.200 pessoas no Mediterrâneo em 24 horas

Nas últimas 24 horas, mais de 4.200 imigrantes que tentavam chegar à Europa foram resgatados em botes no Mar Mediterrâneo, de acordo com a Guarda Costeira italiana.   

Os imigrantes estavam em botes e barcos pesqueiros e foram salvos em 22 operações envolvendo navios de Itália, Irlanda, Alemanha, Bélgica e Grã-Bretanha.

Também foram recuperados os cadáveres de  17 imigrantes que morreram a bordo de um barco próximo à costa da Líbia, anunciou a Marinha italiana. Não há informações sobre a nacionalidade e a causa da morte dessas vítimas.

A Itália é o país que mais tem atuado nas operações de resgate no Mar Mediterrâneo. Segundo estimativas da agência de refugiados da ONU, até a primeira semana de maio o país tinha recebido cerca de 35.500 refugiados que fogem da guerra e da perseguição política e imigrantes econômicos que procuram desesperadamente uma vida melhor apenas neste ano.

Cerca de 1.800 morreram ou estão desaparecidos.

A maioria das embarcações sai da Líbia, que se tornou uma anarquia depois que forças ocidentais lideraram uma revolta que derrubou Muammar Gaddafi em 2011. 

O mar calmo tem ajudado no aumento do tráfego. No ano passado, cerca de 800 imigrantes morreram afogados no Mar Mediterrâneo após um barco pesqueiro de 20 metros afundar após partir da Líbia.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet