Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Pesquisa que vai criar vacina contra dengue será feita em Valadares

Uma pesquisa nacional que pretende desenvolver uma vacina contra a dengue chega aGovernador Valadares, no Vale do Rio Doce, nesta segunda-feira (21). Para que o estudo dê certo, é preciso coletar amostras de sangue de crianças e jovens de até 19 anos. Quem quiser colaborar, só precisa ir as unidades de saúde municipais.

Para a realização deste estudo, o Ministério da Saúde conta com a colaboração dos municípios que apresentaram epidemias de dengue no período de 2008 a 2012, com casos superiores a 300 por 100 mil habitantes em pelo menos dois dos últimos quatro anos e, onde há população entre 100 mil e 1 milhão de habitantes.

Governador Valadares está entre as oito cidades mineiras convidadas a participar do Inquérito Sorológico, que tem por objetivo coletar amostras de sangue de cerca de 1.022 voluntários, de 1 a 19 anos.  As outras são: Coronel FabricianoMontes ClarosMuriaéPatos de MinasSete Lagoas e Uberaba, conforme informou a assessoria de imprensa da prefeitura de Valadares.

A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de Federal de São Paulo (Unifesp) e está a cargo da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).  O Laboratório Hermes Pardini foi contratado por meio de licitação pela SPDM e realizará a coleta, acondicionamento e transporte de amostras de sangue até suas unidades locais.

Em Valadares, as amostras serão coletadas nas unidades de saúde nesta segunda e terça-feira (22).  A definição fica a critério do próprio Município, que é responsável, ainda, por preparar a sala de coleta, receber a equipe do laboratório contratado para realizar a sorologia, contatar as famílias, obter autorização e assinatura do Termo de Consentimento Esclarecido e encaminhar os pacientes para o local da coleta.

Além de receber os resultados e repassá-los para as famílias que procuram os serviços na unidade de saúde. Vale destacar que todas as pessoas serão voluntárias e precisam concordar em participar, assinando um termo de consentimento livre e esclarecido, de acordo com o padrão adotado pela Comissão Ética e Análise de Pesquisas da Instituição de Ensino e Pesquisa de nível superior que sediará o projeto.

Cronograma de coletas

No dia 21, às 7 horas, os exames serão coletados na Estratégia Saúde da Família (ESF) Vila do Sol/Vila dos Montes, que fica na rua Fernão Dias, 750 – Vila dos Montes.

Já no dia seguinte, 22, no mesmo horário, as coletas serão feitas na ESF Turmalina II e III, que fica na rua Cedro, s/nº - Turmalina.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet