Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Brasil

alerta

Chuva atinge 67 cidades em SC; governo decreta situação de emergência em 64

Subiu para 67 o número de municípios atingidos pelas fortes chuvas que atingiram Santa Catarina no início desta semana, segundo a Defesa Civil Estadual. O governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) decretou situação de emergência em 64 municípios afetados, na tarde de ontem (9).

Subiu para 67 o número de municípios atingidos pelas fortes chuvas que atingiram Santa Catarina no início desta semana, segundo a Defesa Civil Estadual. O governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) decretou situação de emergência em 64 municípios afetados, na tarde de ontem (9). Os temporais atingiram mais de 88 mil pessoas no Estado, causaram quatro mortes e deixaram 172 feridos.


A Prefeitura de Guaraciaba (SC) foi a mais atingida com a passagem de um tornado que passou pela cidade na madrugada de terça (8). Foi decretado estado de calamidade no município, após quatro pessoas morrerem e ao menos 89 ficarem feridas. Cerca de 70% de casas foram danificadas, 250 pessoas ficaram desabrigadas --estão em abrigos públicos-- e 7.368 desalojados --foram para a casa de parentes e amigos. 

A secretária nacional da Defesa Civil, Inove Valente, esteve em Santa Catarina para visitar as áreas mais atingidas pelas chuvas. Porém, devido ao mau tempo, o governador e ela não puderam sobrevoar as regiões afetadas, na tarde de ontem.

A Defesa Civil Nacional encaminhou 10 mil cestas básicas às vítimas das chuvas no Estado. O governo autorizou ainda a compra de lonas plásticas, colchões e telhas. "Estamos atuando para atenuar ao máximo o sofrimento das pessoas", disse o governador.

Segundo o major Márcio Luiz Alves, secretário da Defesa Civil Estadual, a necessidade imediata do Estado é de, pelo menos, 5.000 colchões, além de 400 e 500 mil telhas de fibrocimento para atender a população que teve suas casas devastadas.

Em todo o Estado há 1.482 desabrigados, 16.283 desalojados e 286 deslocados. As edificações atingidas somam 17.347.

Aulas

A Prefeitura de Guaraciaba (SC) informou na quarta-feira que as aulas foram suspensas por causa da chuva que atingiu a cidade na madrugada de terça.

De acordo com a prefeitura, a previsão é que as aulas sejam retomadas na próxima segunda-feira (14). A escola mais atingida teve o telhado destruído e ginásio danificado. Outra razão para a suspensão das aulas é o difícil acesso de veículos aos locais.

Previsão

O tempo fica instável no restante da semana e com chuva em Santa Catarina, segundo previsão do Epagri/Ciram. Entre a sexta e sábado, a instabilidade ganha força com a formação de um sistema de baixa pressão e há previsão de chuva moderada a forte no sul do Estado, especialmente no litoral sul e pode ter alagamentos.

Há risco de temporal na divisa com o Rio Grande do Sul e as temperaturas ficam mais baixas nos próximos dias.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet