Olhar Direto

Quarta-feira, 26 de junho de 2024

Notícias | Brasil

tragédia no sul

Santa Catarina registra primeira morte provocada pela chuva

A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou nesta terça-feira a primeira morte provocada pelas chuvas que castigam o Estado desde a noite de sábado (26). A vítima é um homem que atravessava de carro uma ponte alagada em Campo Belo do Sul.

A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou nesta terça-feira a primeira morte provocada pelas chuvas que castigam o Estado desde a noite de sábado (26). A vítima é um homem que atravessava de carro uma ponte alagada em Campo Belo do Sul, no Planalto Serrano, e foi arrastado com a força da correnteza.


O corpo de Clóvis Roberto Belin, 30, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros de Lajes, na segunda-feira (28).

O temporal, acompanhado de chuva de granizo e rajadas de ventos, atingiu 60 municípios. Segundo a Defesa Civil Estadual, foram registradas rajadas de vento de até 142 km/h na segunda-feira. Há indícios de que tenha sido resultado da passagem de um tornado. Devido às chuvas, 3.505 pessoas desabrigadas --dependem de abrigos públicos-- e outras 3.555 desalojadas, ou seja, estão em casas de amigos e parentes.

Subiu para 20 o número de cidades em situação de emergência: Abdon Batista, Angelina, Antonio Carlos, Balneário Gaivota, Biguaçu, Bom Retiro, Chapadão do Lageado, Chapecó, Dona Emma, Governador Celso Ramos, Mirim Doce, Presidente Castello Branco, Salete, Santa Rosa do Sul, Santa Terezinha, São Cristovão do Sul, Santo Amaro da Imperatriz, Laurentino, Leoberto Leal e Vidal Ramos.

O número de pessoas afetadas pelas chuvas na região Sul do país ultrapassou os 130 mil na manhã desta terça-feira.

No Rio Grande do Sul, cerca de 4.800 pessoas deixaram suas casas --1.200 estão desabrigados e 3.600 estão desalojados. Também há registro de uma morte em decorrência das chuvas, além de duas pessoas que permanecem desaparecidas. Cerca de 8.000 casas foram danificadas.

De acordo com a Defesa Civil Estadual, subiu para 15 o número de cidades que decretaram emergência: Bom Retiro do Sul, Constantina, Cruzeiro do Sul, Maquiné, Mato Leitão, Montenegro, Pareci Novo, Parobé, São Francisco de Paula, Tabaí, Taquari, Três Coroas, Tupanci do Sul, Venâncio Aires e Vera Cruz.

Já no Paraná, a chuva causou estragos em 25 municípios e deixou duas pessoas feridas em Ibiporã. Segundo a Defesa Civil estadual, 127 pessoas estão desalojadas e 15 desabrigadas. Mais de 900 casas foram danificadas pelas chuvas.

Previsão

O tempo deve permanecer chuvoso em parte da região Sul nesta terça-feira, segundo previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). As pancadas estarão concentradas nos Estados de Paraná e de Santa Catarina.

Já no Rio Grande do Sul, uma massa de ar polar deve deixar o tempo seco em parte do Estado, além de derrubar as temperaturas. Em Porto Alegre, os termômetros marcarão máxima de 14ºC e mínima de 7ºC.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet