Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Quebra-quebra em trem no Rio prejudicou 30 mil passageiros, estima concessionária

A SuperVia --concessionária que administra o transporte ferroviário no Rio-- informou que cerca de 30 mil passageiros foram prejudicados com a interrupção do ramal Japeri após o quebra-quebra ocorrido na manhã desta quarta-feira em Nilópolis, na Baixada Fluminense. Ao menos 11 pessoas ficaram feridas.


O ramal Japeri ficou paralisado das 8h às 12h50, após um protesto de passageiros. As estações de Nilópolis e de Nova Iguaçu, no entanto, só estão abertas para desembarque. De acordo com a concessionária, 120 mil pessoas usam diariamente o ramal Japeri.

O quebra-quebra foi causado por passageiros, após um trem quebrar, por volta das 7h40. PMs foram acionados, e reagiram com balas de borracha e bombas de efeito moral. A situação foi controlada no final da manhã.

De acordo com a SuperVia, a paralisação do ramal de Japeri ocorreu por medida de segurança, "depois que atos de vandalismo ocorreram durante a manhã".

Tumulto

O protesto ocorreu depois que um trem que fazia o percurso Japeri-Central do Brasil apresentou um problema operacional a 100 metros da estação Nilópolis e não pôde prosseguir viagem. Segundo a SuperVia, o reparo da composição foi realizado em 12 minutos, mas um grupo de passageiros forçou as portas e desembarcou na via férrea.

Com o atraso na circulação dos trens e sem a devolução do dinheiro das passagens, os passageiros se revoltaram. De acordo com a concessionária, algumas pessoas tentaram atear fogo a um vagão do trem quebrado, mas foram impedidas por seguranças. A bilheteria da estação Nilópolis foi depredada. Na estação de Mesquita, também na Baixada Fluminense, passageiros incendiaram quatro vagões de um trem que estava parado havia quase meia hora por causa da composição quebrada em Nilópolis.

Cerca de 150 policiais militares do Batalhão de Choque e de batalhões da Baixada Fluminense tentaram impedir a ação dos manifestantes. Mesmo assim, as estações de Deodoro, Mesquita, Edson Passos e Nilópolis foram depredadas.

Durante o protesto, houve tumulto e correria. Ao menos 11 pessoas ficaram feridas e foram levadas para o hospital municipal Juscelino Kubitschek, em Nilópolis.

Acesso gratuito

A Supervia informou na tarde desta quarta que por causa da "impossibilidade de devolução do valor dos bilhetes a todos os passageiros", o embarque nas estações do ramal Japeri será gratuito nesta quinta-feira (8), até as 10h.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet