Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Ibope rebate críticas de pesquisa e diz que Incra fez comparações com dados distintos

O Ibope Inteligência, responsável pela pesquisa sobre a renda dos assentados, rebateu nesta quinta-feira as críticas ao levantamento encomendado pela CNA (Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil) e disse que o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) fez comparações com dados distintos.


Segundo a pesquisa, 37% dos assentados têm renda familiar de um salário mínimo, 35% têm renda entre um e dois salários mínimos e 26% tem renda de mais de dois salários mínimos. Segundo o Ibope, 1% dos assentados não respondeu à pesquisa.

Para o presidente do Incra, Rolf Hachbart, o levantamento foi direcionado para mostrar que a reforma agrária não funciona. Ele disse ainda que o universo de famílias analisado é insuficiente.

Hoje, a Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura) classificou a pesquisa como um "factóide político" e que o universo pesquisado é inexpressivo, pois envolve apenas 0,1% dos assentamentos e que a metodologia é "obscura".

"Portanto, fica claro que o objetivo da CNA é desqualificar a luta pelo acesso à terra, frear as políticas públicas que promovem o desenvolvimento rural no país e fazer luta ideológica contra a reforma agrária", diz a Contag em nota.

Em nota divulgada hoje, o Ibope esclareceu que a amostra utilizada na pesquisa representa os maiores assentamentos com status "consolidado", segundo a própria classificação do Incra.

"Ao criticar a pesquisa, o Incra cita outros estudos já realizados sobre pequenas propriedades ou sobre agricultura familiar. São universos distintos, pois a pesquisa trata de um universo bastante específico, que são os assentamentos consolidados em nove Estados brasileiros, e não há sentido em fazer entre ambos uma comparação direta", diz o Ibope.

O Ibope afirma ainda que a pesquisa trata das "condições gerais de vida dos assentados, e não somente do tipo de atividade econômica praticada pelas famílias". "O Ibope espera com este estudo contribuir para um debate mais amplo do que este que tem ocorrido até este momento, centrado exclusivamente na questão da produção ou não nas propriedades pesquisadas, já que o escopo do estudo é muito mais amplo", diz.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet