Olhar Direto

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Dilma vai se reunir com governadores para propor ação conjunta

A menos de dois anos das eleições presidenciais, três pré-candidatos à sucessão devem se encontrar na próxima semana em Brasília. A princípio as disputas partidárias e os palanques serão deixados de lado, uma vez que a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) quer reunir os governadores de São Paulo, José Serra (PSDB), Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho (PMDB), e do Paraná, Roberto Requião (PMDB) para propor uma ação conjunta da União com os Estados.


Dilma deve apelar para que os governadores intensifiquem medidas que levem a incentivos para a construção civil. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou que a prioridade no momento é buscar meios de conter os impactos da crise financeira internacional e impedir o aumento do desemprego no país.

O objetivo a partir da reunião é também criar meio que ponham em prática a proposta -- ainda em estudo --o pacote de habitação que pretende construir até 1 milhão de casas até 2010. A meta é financiar a compra de residências a juros mais baixos do que os cobrados pelo mercado.

Para o presidente, uma das alternativas é incentivar a construção civil --tanto é que as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) foram preservadas de cortes no Orçamento Geral da União-- a como possibilidade de ampliar vagas para a mão-de-obra.

Divergências

Dilma marcou a reunião com os governadores para a próxima terça-feira (3), no Palácio do Planalto. A conversa ocorre no momento em que a oposição --DEM e PSDB-- questionam na Justiça Eleitoral os atos da ministra e do presidente da República durante o encontro nacional dos prefeitos e prefeitas, realizado nos últimos dias 10 e 11 em Brasília.

Para o DEM e PSDB, Lula e Dilma utilizaram o evento em Brasília como palanque eleitoral antecipando já a campanha de 2010. O ministro José Antônio Dias Toffoli (Advocacia Geral da União) negou a intenção eleitoral na realização do evento. Mas a ação, ajuizada pela oposição, está no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Além de Dilma, que é apontada como candidata favorita de Lula na disputa, Serra e Aécio também indicam que têm intenções de concorrer as eleições presidenciais de 2010. Antes, os dois tucanos deverão passar pelas prévias no PSDB para definir quem será o candidato do partido a concorrer ao Palácio do Planalto.

Apoio

Na reunião com os governadores, Dilma deverá evitar as divergências. A ministra quer a colaboração de Serra, Cabral, Aécio e Requião para concretização de medidas que incentivem a economia e, em particular, o setor da construção civil.

Para o presidente, é fundamental a contrapartida dos governadores, como, por exemplo, a possibilidade de redução do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços ). Os governadores do Nordeste já se manifestaram favoráveis.





Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet