Olhar Direto

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Em defesa de Lula e Dilma, AGU cita encontro de prefeitos com Serra

A Advocacia Geral da União (AGU) apresenta nesta sexta-feira (27) a defesa da ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra a ação do DEM e do PSDB junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que cobra multa dos dois por fazerem campanha eleitoral antecipada no encontro dos prefeitos, organizado pelo governo federal e realizado nos dias 10 e 11 deste mês.


Na defesa que será apresentada ao TSE, a AGU alega que o evento ocorreu dentro da legalidade das ações de governo e ainda cita dois encontros que o governador de São Paulo, José Serra, (PSDB), promoveu.

“Como se não bastasse, neste início de mandato dos novos gestores municipais, conforme reportagens jornalísticas, o governador de São Paulo [José Serra], destaca-se, do PSDB, também realizou encontro de prefeitos, só que não apenas um, mas dois. O encontro de Serra com prefeitos contraria a posição do PSDB, que entrou com uma representação contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra Dilma Roussef por propaganda antecipada”, diz parte da defesa que será entregue ao TSE.

A peça de defesa alega ainda que prefeitos do DEM e do PSDB também participaram normalmente do encontro. o que denotaria que aquele não era um evento de campanha antecipada.

Fotomontagem
A AGU cita ainda a acusação feita pelos partidos de oposição em relação a uma tenda onde era possível fazer uma fotomontagem para aparecer ao lado de Dilma e Lula.

“Por derradeiro, no que atine à presença de um estúdio que realizou montagens fotográficas com o presidente da República e a ministra chefe da Casa Civil, cumpre ressaltar que também não constitui elemento capaz que caracterizar a propaganda eleitoral extemporânea, sobretudo por tratar-se, como exposto na própria inicial, de mera montagem digital (por isso, sem a presença, ciência ou anuência dos representados), e também pelo fato de o estúdio não ter integrado o evento, mas pertencer a uma empresa privada”, diz outro trecho da defesa.

Na quinta-feira (26), depois de se reunir com Lula, o ministro da AGU, José Antônio Dias Toffoli, disse que a ação era descabida. “A ação é um total descabimento. Não há propaganda eleitoral antecipada, há um ato de governo, uma ação institucional para os novos prefeitos para apresentar a eles os programas do governo federal e facilitar o intercâmbio de ações”, argumentou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet