Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Apagão

Ministro nega que "ataque" hacker possa ter causado apagão

O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, negou que o apagão que atingiu parte do Brasil e o Paraguai na noite desta terça-feira tenha sido causado por um hacker. No último domingo (8), o programa "60 minutes", da rede americana CBS, exibiu uma reportagem dizendo que dois apagões nos últimos quatro anos no Brasil foram causados por ataques de hackers a os sistemas de controle do sistema energético brasileiro.


O questionamento ao ministro foi feito por repórteres, quando ele explicava as circunstâncias do blecaute desta terça-feira, cujas causas exatas ainda são desconhecidas. Segundo Lobão, problemas atmosféricos podem ter sido a causa do apagão. O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional disse que foi a primeira vez que a usina foi desligada completamente.

Segundo o programa da CBS, exibido no último domingo, há informações de que o apagão de 2007 no Estado do Espírito Santo, que afetou mais de três milhões de pessoas, e um incidente menor no Rio de Janeiro, em 2005, tenham sido causados por hackers.

O programa forneceu as informações durante uma reportagem sobre a ameaça de ataques cibernéticos contra os Estados Unidos.

O ex-chefe de inteligência Mike McConnell disse ao programa considerar um ataque similar iminente nos EUA.

Segundo a reportagem da CBS, quatro meses depois de assumir o cargo, o presidente americano, Barack Obama, afirmou que a infraestrutura digital dos EUA era um ativo estratégico e confirmou que a guerra cibernética tinha ido além da teoria.

"Nós sabemos que os invasores cibernéticos têm sondado a nossa rede elétrica, e que em outros países ataques cibernéticos colocaram cidades inteiras no escuro", disse Obama, sem citar onde os ataques teriam acontecido.

Mas a rede, citando fontes da inteligência militar e de segurança privada, informou que o país citado era o Brasil, nos apagões de janeiro 2005, ao norte do Rio de Janeiro, e de setembro de 2007 no Espírito Santo.

Enquanto as causas do apagão mais recente são apuradas, Itaipu Binacional divulgou uma nota na madrugada desta quarta-feira tirando da usina a responsabilidade pelo início do problema.

"A causa do blecaute não teve origem na usina de Itaipu. A hipótese mais provável é que tenha havido algum acidente que afetou um ou mais pontos do sistema de transmissão, inclusive o de Furnas, responsável por levar a energia de Itaipu para o Sul e Sudeste, acidente este que provocou outros, fenômeno que se costuma chamar de efeito dominó", diz a nota.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet