Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Britânico é preso ao tentar embarcar com mil aranhas vivas em aeroporto do Rio

Um britânico foi preso pela Polícia Federal no final da noite de quarta-feira (11) ao tentar embarcar para Londres com cerca de mil aranhas vivas da espécie tarântula em duas malas desacompanhadas no aeroporto internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio.


O subchefe da delegacia da PF do aeroporto, Rafael Potsch Andreata, afirmou que, após prestar depoimento nesta quinta, o estrangeiro admitiu que planejava vender os animais na Inglaterra.

"Ele é dono de um pet shop em Londres e estaria vendendo aranhas lá. Estamos investigando se ele já fez isso mais vezes e se há algum outro tipo de venda para extração de veneno para fabricar remédios", disse à Folha Online Andreata.

A PF afirmou também que agentes do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) estão acompanhando o caso. Segundo a polícia, o inglês continua preso na delegacia do aeroporto Tom Jobim e receberá uma multa de até R$ 4 milhões.

"O preso foi autuado por crime contra o meio ambiente, que prevê pena mínima de até um ano. Mas, por ser um crime de pequeno potencial ofensivo, ele pode responder em liberdade se comprometendo em comparecer ao Juizado Especial Federal", afirmou o subchefe da delegacia.

O Ibama e a PF ainda investigam a procedência das aranhas. "Acredito que elas não sejam daqui, mas precisamos confirmar de onde elas vieram", disse o policial.

O destino das aranhas apreendidas será, a princípio, o Museu Nacional, onde passarão por perícia e posteriormente catalogadas, de acordo com a polícia.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet