Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Temporal deixa cerca de 100 mil pessoas sem energia no Rio Grande do Sul

Um temporal na madrugada deste sábado deixou cerca de 100 mil pessoas sem energia elétrica no Rio Grande do Sul, de acordo com informações das companhias CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica), RGE (Rio Grande Energia) e AES Sul, que fornecem energia ao Estado.


Segundo a AES Sul, mais de 58 mil pessoas na região atendida pela companhia estão sem energia. Os municípios mais atingidos são Taquari, São Sebastião do Caí, Brochier, Ivoti e Canoas. A empresa informou que não há previsão para o reestabelecimento do fornecimento de energia, uma vez que o trabalho é dificultado pela chuva que atinge algumas regiões.

Já a CEEE informou que 21 mil clientes estão sem luz na região de Porto Alegre e no Sul e Sudeste do Estado. Segundo a empresa, o temporal deixou redes arrebentadas, postes caídos, árvores sobre as redes, transformadores avariados e alimentadores fora de operação.

A CEEE informou que a maior parte dos problemas está concentrada na zona sul de Porto Alegre, nos bairros de Ipanema, Aberta dos Morros, Guarujá, Juca Batista, Espírito Santo, Teresópolis, Nonoai, Tristeza, entre outros. No interior, as cidades mais atingidas foram Camaquã, Bagé e Pelotas. Não há previsão para o reestabelecimento do fornecimento de energia.

Na região atendida pela RGE também possui cerca de 21 mil pessoas sem energia até as 11h de hoje. As cidades mais afetadas foram Canela, Picada Café, Nova Prata e cidades vizinhas são os mais afetados pelo desabastecimento. A previsão é de que a energia seja restabelecida até o final deste sábado.

De acordo com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, os estragos causados pela chuva de ontem ainda estão sendo contabilizados e várias famílias ficaram desalojadas.

Os municípios de Nova Petrópolis e Minas do Leão já enviaram uma notificação preliminar de desastre devido a queda de granizo e alagamento, mas nenhum município decretou estado de emergência. O município de São Sebastião do Caí também já comunicou a Defesa Civil que enfrenta problemas com alagamentos.

Temporal

Nesta sexta-feira cerca de 70 mil pessoas já haviam ficado sem energia devido a vendavais e pancadas de chuva forte que atingiram grande parte do Rio Grande do Sul.

Segundo a AES Sul, a falta de energia que atingia 50 mil pessoas já havia sido restabelecida quando um novo temporal voltou a causar problemas.

O temporal de sexta-feira chegou a derrubar uma torre de transmissão de energia na região de Jaguari, deixando pelo menos 51 mil pessoas sem luz nos municípios de Santiago, São Sepé e São Francisco de Assis e Jaguari.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet