Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Bombeiros interditam hotel em Brasília por risco de incêndio e explosão

O Corpo de Bombeiros interditou neste sábado (14) o Hotel das Américas, prédio em área nobre de Brasília, a cerca de três quilômetros da Praça dos Três Poderes, por risco de incêndio e explosão. Parte dos 93 hóspedes teve de deixar o prédio durante a noite. A vistoria no hotel terminou às 3h30 da madrugada. Os bombeiros deram prazo até o meio-dia deste sábado para o prédio ser esvaziado.


Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros de Penha (SC), Johnny Eurico Coelho, que estava hospedado no hotel e denunciou o caso aos bombeiros de Brasília, foram encontradas mais de 40 irregularidades “gravíssimas” no edifício durante a vistoria.

“Há disjuntores vencidos, não tem luz de emergência, hidrantes não têm água, o pararraio está desativado, a central de gás fica em ambiente confinado com motores elétricos com fios desencapados. O risco iminente é de uma explosão”, disse. Coelho estava em Brasília para participar de reuniões do Conselho Nacional de Defesa Civil, encerradas nesta sexta (13).

Os problemas no hotel começaram por volta das 20h, quando faltou energia. Às 22h, funcionários do hotel começaram a distribuir velas para os hóspedes, mas não davam informação sobre o que estava acontecendo, segundo Coelho.

De acordo com ele, um hóspede do hotel passou mal, com sinais de princípio de infarto. O remédio do hóspede contra hipertensão estava no quarto, no sétimo andar do prédio. “Ele era um cientista do CNPq [Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico]. O pulso começou a aumentar muito e ele foi parar no hospital”, disse Coelho.

Outra pessoa – uma funcionária do hotel – teria ficado presa em um elevador por pelo menos dez minutos. "Alguns hóspedes saíram, mas não todos. Muita gente ficou para decidir o que ia fazer", disse o comandante dos bombeiros de Santa Catarina.

“O risco era tão grande de incêndio que um caminhão de combate de incêndio ficou no hotel a noite toda”, declarou Coelho. Segundo ele, a energia só voltou porque funcionários do hotel fizeram uma ligação direta com dois cabos de energia à rede elétrica, eliminando os disjuntores. “Mais risco de pegar fogo”, disse. "É uma gambiarra total nesse hotel. Nunca vi uma situação tão irregular na vida."

O gerente comercial do hotel, Edvaldo Moraes, disse ao G1 que o problema ocorreu devido a um problema na rede elétrica. “O hotel teve um apagão. A chave geral caiu. O técnico vai trocar a peça”, afirmou.

Segundo ele, apenas hóspedes que estavam chegando na noite de sexta tiveram de ser transferidos para outro hotel da cidade. “Não deu nem dez [hóspedes]. Por medida de segurança, pedimos aos hóspedes que chegavam que ficassem no Hotel Alvorada. Achamos por bem, para dar mais conforto porque não tínhamos elevador por causa da falta de luz”, afirmou.

O hotel

O Hotel das Américas tem 156 apartamentos de luxo, segundo informações da empresa na internet. Todos os apartamentos têm música ambiente, frigobar, ar-condicionado central, TV e acesso em banda larga à internet, além de um business center com computadores.

Em 70% dos quartos há camas “Super King de 2 metros de largura”, informa a publicidade do hotel, e todas as portas são equipadas com chaves magnéticas. O hotel foi construído em 1975 e fica na esquina da avenida W3, que corta Brasília de ponta a ponta, e o Eixo Monumental, que leva ao Palácio do Planalto, Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal.

As diárias custam entre R$ 160 (single) e R$ 250 (double superior), mais taxa de 10% de serviços. Na página na internet, o hotel diz querer oferecer “a você e sua família um experiência de hospedagem inesquecível, através de um atendimento personalizado, com serviço padronizado e de qualidade superior”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet