Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Cerca de 89 mil casas e lojas estão sem luz na Região Sul

Cerca de 89 mil unidades consumidoras (casas e comércios) não tinham luz nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina até a metade da tarde deste sábado (21), em consequência das chuvas fortes que atingiram a Região Sul na última quinta-feira (19). Segundo as distribuidoras de energia, se não chover entre este sábado e domingo (22), a situação será normalizada ainda no fim de semana.


A maior parte deles, 81 mil, está no Rio Grande do Sul, segundo informações das distribuidoras de energia que atendem a região. Entre os municípios gaúchos mais prejudicados estão São Lourenço do Sul, Turuçu e Cristal, próximo a Pelotas. Segundo a Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEE) essas cidades estão totalmente sem luz porque uma torre de subtransmissão caiu dentro de um rio após o temporal. Os técnicos da companhiam estão trabalhando para retirá-la do local.

Na quinta-feira, mais de 700 mil unidades clientes ficaram sem luz no Rio Grande do Sul. As informações são da CEE e das outras duas empresas que distribuem energia no estado, AES Sul e Rio Grande Energia (RGE).

Em Santa Catarina, 230 mil unidades ficaram sem luz no dia do temporal. Na tarde deste sábado, o número caiu para 8 mil, informou Eduardo Carvalho Sitonio, diretor técnico da Celesc, que atende aproximadamente 98% do estado.

Mortes

As chuvas que atingiram a Região Sul do país provocaram a morte de oito pessoas.

De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, uma mulher de 56 anos foi atingida por uma árvore que caiu em Tubarão. Ela chegou a ser levada a um hospital, mas não resistiu e morreu na madrugada desta sexta-feira (20).

A Defesa Civil de Santa Catarina informou que ventos fortes e temporal atingiram principalmente o litoral sul do estado, o meio-oeste e a região da Grande Florianópolis.

Rio Grande do Sul

Sete pessoas morreram por causa das chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul. Duas mortes ocorreram em Canoas, duas em Porto Alegre, uma em Capivari do Sul, uma em Cidreira e uma em Candelária.

Neste sábado, o número de desabrigados era de1.500 pessoas em todo o estado, segundo estimativas da Defesa Civil. Cerca de 15 mil pessoas estão desalojadas.

No total, 26 municípios decretaram situação de emergência. A Defesa Civil fez doação de 2 mil colchões e 2,4 mil cestas básicas, além de 27.490 telhas para as prefeituras
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet