Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Dez cidades de São Paulo estão em alerta contra a dengue, revela levantamento

Levantamento do Ministério da Saúde revela que dez cidades do Estado de São Paulo estão em situação de alerta devido à dengue, ou seja, que entre 1% e 3,9% dos imóveis pesquisados nesses municípios apresentam larvas do mosquito Aedes aegypti. Em todo o país, há dez cidades que correm o risco de enfrentar uma epidemia da doença em 2009, sendo que 102 estão em alerta.


Dez cidades correm risco de surto de dengue

Durante o Liraa (Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti), foram pesquisadas 163 cidades de todas as regiões, entre outubro e novembro deste ano. Somente no Estado de São Paulo, 16 municípios participaram do levantamento.

As cidades em situação de alerta em São Paulo são: Araçatuba, Araraquara, Bauru, Guarulhos, Marília, Santos, São José do Rio Preto, Piracicaba, Ribeirão Preto e São Sebastião. Outras duas cidades apresentam risco de surto de dengue, com taxa de infestação do mosquito transmissor acima de 4%: Presidente Prudente e Barretos.

Ainda segundo o governo, três municípios apresentaram condições satisfatórias de combate à dengue, ou seja, apresentam baixos níveis de infestação do mosquito transmissor: Osasco, Itu e Campinas.

Já a cidade de São Paulo --cuja situação foi considerada satisfatória em 2008--, não enviou os dados sobre a doença ao ministério neste ano.

Para o ministro José Gomes Temporão (Saúde), os dados indicam a necessidade de reforço na mobilização nacional para o controle da dengue. "Não podemos baixar guarda. Precisamos, governos, profissionais de saúde e sociedade, reforçar as medidas de prevenção e assistência para que tenhamos nova redução de casos em 2010", afirmou.

De acordo com o levantamento, em relação a 2008, a situação piorou no país, já que cresceu o número de municípios em estado de alerta e com risco de surto. Em 2008, cinco municípios estavam com risco de surto e 71 em situação de alerta. O número de municípios com índices satisfatórios caiu de 83 para 42.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet