Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Sobe para 72 o número de cidades em emergência no RS devido à chuva

O número de cidades em situação de emergência devido às chuvas no Rio Grande do Sul subiu de 66, ontem, para 72, nesta sexta-feira.


A Defesa Civil do Estado registra 5.000 desabrigados --em abrigos públicos-- e mais de 16 mil desalojados --estão hospedados em casas de amigos e parentes. Há o alerta para a retirada de moradores de Porto Alegre nas áreas ribeirinhas, caso o nível do rio Guaíba suba.

Em Santa Catarina, a frente fria que chegou ontem provocou temporais localizados no Estado e ainda deixa instabilidade no tempo, com a possibilidade de chuva mais intensa a partir da tarde em algumas localidades. O tempo permanecerá instável no sábado (28).

No Estado, os temporais causaram oito mortes desde a semana passada. Em Santa Catarina e no Paraná, outras três pessoas morreram.

Ventos

Rajadas de ventos com velocidades superiores a 100 km/h voltaram a atingir o Rio Grande do Sul na quinta-feira. Em Rio Grande (309 km de Porto Alegre), o vendaval destelhou casas, derrubou postes e até virou um contêiner no terminal portuário. Mais de 10 mil casas ficaram sem luz.

O governo gaúcho estimou em R$ 3,5 bilhão o prejuízo total com o clima desde janeiro. A maior parte das perdas contabilizadas pelo governo é referente ao período de estiagem, que devastou plantações no inverno e pôs em situação de emergência 266 cidades.

Desde setembro, quando a chuva começou a causar problemas, 69 escolas da rede estadual sofreram danos graves. De acordo com a Secretaria Estadual da Educação, o número poderá superar as cem depois que prefeituras concluírem os relatórios de estragos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet