Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Cartões postais ganham iluminação especial no Dia de Luta contra a Aids

A estátua do Cristo Redentor ganha nesta terça-feira, Dia Mundial de Luta contra a Aids, iluminação vermelha especial a partir do anoitecer, que se estenderá até a madrugada. A iniciativa é da Arquidiocese do Rio de Janeiro em parceria com grupos da sociedade civil que trabalham no combate à aids.


Para evitar novos casos de contaminação, a Asher (Associação dos Servidores de Hemoterapia do Rio) promove campanha com a finalidade de garantir mais segurança ao sangue doado no país.

O evento, que acontece na estação carioca do metrô, das 8 às 12h, tem o objetivo de informar a população sobre a adoção de um teste mais eficaz na triagem das bolsas de sangue: o NAT (Teste de Ácido Nucléico).

Em São Paulo, a ponte Estaiada, o viaduto do Chá, o monumento às Bandeiras, a estátua do Borba Gato e o Poupatempo Itaquera, também ficarão iluminados na noite de hoje em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra a Aids.

Os moradores da cidade poderão ver monumentos, espaços e prédios públicos iluminados em tom vermelho. A escolha da cor vermelha faz menção ao símbolo da campanha mundial, que é um laço vermelho. A iniciativa visa alertar as pessoas sobre as medidas de prevenção e combater o preconceito e a discriminação em relação à Aids.

Além da iluminação, haverá a distribuição de preservativos, materiais educativos e testes para o diagnóstico rápido do vírus HIV em São Paulo. Os preservativos serão distribuídos por equipes da rede municipal de saúde no Poupatempo Itaquera, na praça da Sé e na Caixa Econômica Federal (na praça da Sé). Apenas no Poupatempo Itaquera está prevista a entrega de 35 mil preservativos.

Segundo o Ministério da Saúde, a incidência de novos casos de Aids em São Paulo diminuiu em 45,1% em dez anos. Em 1997 foram diagnosticadas 32,3 pessoas soropositivas para cada 100 mil habitantes. Em 2007, a proporção caiu para 25,7. De acordo com o Boletim Epidemiológico de DST/Aids do município de São Paulo, entre 1980 e 2008 foram registrados 71.508 casos de Aids na cidade.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet