Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Rio Negro baixa cinco centímetros em 24 horas

O Rio Negro baixou cinco centímetros nesta terça-feira (1º), chegando a 15,94 metros, de acordo com a Defesa Civil de Manaus. A marca é atingida pouco depois da maior cheia da história, quando o rio chegou a 29,77 metros no último mês de junho.


O superintendente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) no Amazonas, Marco Antônio Oliveira, afirmou ao G1 que o rio deve secar cada vez menos nos próximos dias.

“A expectativa é que fique estável e volte a encher em breve. O nível já diminuiu cerca de 14 centímetros por dia. Hoje, baixou apenas cinco”, disse. Ele afirma que a pior seca do Rio Negro foi em 1963, quando o nível chegou a 13,64 metros.

Ainda segundo o superintendente, a seca expõe o lixo que fica acumulado nas margens do rio. "Esse lixo é jogado nas ruas, acaba chegando aos igarapés e depois ao rio. Ele não provoca cheia nem seca, mas mostra que é necessário fazer uma conscientização ambiental", disse.

A secretaria de Limpeza e Serviços Públicos de Manaus informou que deve começar a limpar as margens do rio na próxima semana. O processo deve ser manual, já que há muita lama no local.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet