Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Começa a primeira feira que reúne as principais organizações não governamentais do País

Foi aberta oficialmente, nessa quinta (03), no Expo Center Norte, em São Paulo, a ONG Brasil, evento inédito no País que promove até sábado, dia 5, a capacitação, atualização e captação de recursos para organizações não governamentais. Organizada pela Secretaria de Participação e Parceria de São Paulo e pela UBM Brazil, foi oficialmente aberto em uma cerimônia que contou com a presença do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab; o secretário municipal de Participação e Parceria de São Paulo, Ricardo Montoro; o diretor executivo da UBM Brazil, Joris van Wijk; o presidente da Fundação Gol de Letra, Raí de Oliveira, o diretor do Expo Center Norte, Sérgio Pasqualim; além do presidente do Sindicato dos Contabilistas, José Maria Chapina Alcazar.


A feira tem uma extensa programação de seminários, debates e mini-cursos e reúne cerca de 300 expositores entre ONGs, projetos, institutos e fundações ligadas ao governo e à iniciativa privada. “É uma grande satisfação realizar este evento. A UBM investiu meio milhão de reais na ONG Brasil para poder estimular e promover a profissionalização das organizações governamentais no País. Temos mais de três mil inscritos para os cursos e seminários. Levaremos o que está sendo feito aqui para Londres, Dubai e Shangai”, afirmou Joris.

O prefeito Gilberto Kassab destacou a importância da feira, durante a abertura: “Minha presença aqui simboliza o respeito que tenho para com o terceiro setor e o quanto necessito dele. Hoje vivem 11 milhões de pessoas em São Paulo e, em 10 anos, as projeções dizem que seremos a maior cidade do mundo. Só vamos resolver os desafios se tivermos o apoio das ONGs. Eventos como esse promovido pela UBM ajudam a encurtar os caminhos para encontrarmos as soluções”. Ele ressaltou a necessidade da integração entre todos os setores da sociedade. “Isoladamente nem o poder público, nem a iniciativa privada e nem as ONGs, vão resolver os problemas. Precisamos que todos atuem juntos”, concluiu.

Dentro da programação de abertura foi realizado o debate “O Terceiro Setor e os Mecanismos de Financiamento das Políticas Públicas”, mediado por Ricardo Montoro, que elogiou a iniciativa da UBM e chamou a atenção para o ineditismo e ousadia: “sempre digo que o governo pode muito, mas não pode tudo. Precisamos das ONGs e reuní-las todas em um só lugar é algo que nunca aconteceu antes no País”. O secretário municipal de Participação e Parceria aproveitou, ainda, para divulgar positivos da sua pasta. Em 2007, quando assumiu, havia 53 projetos em andamento. Hoje, já são 527, abrangendo desde crianças e adolescente até idosos, passando pela população negra e homossexuais.

O craque Raí

Mesmo atuando no terceiro setor há mais de 10 anos, o ex-jogador Raí de Oliveira, presidente da Fundação Gol de Letra, nunca havia visto um encontro reunindo as principais ONGs do Brasil. “Vivi muitos anos na França e lá há uma cultura essencialmente associativa. Isso ainda é recente por aqui. Esse inédito evento da UBM mostra, portanto, que o momento do Terceiro Setor é o de buscar a profissionalização. A tendência é só crescer”, disse.

O presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sescon), José Maria Chapina Alcazar, também abordou, em sua fala, a necessidade da profissionalização do setor. “Algumas entidades fazem uma administração caseira dos seus recursos, o que acaba acarretando problemas. Por conta disso, é fundamental procurar profissionais de contabilidade especializados para atender o terceiro setor”.

Sobre a ONG Brasil

A ONG Brasil é um evento inédito no País que reúne até sábado, dia 5, no Expo Center Norte, em São Paulo, cerca de 300 expositores entre ONGs, institutos e fundações ligadas ao governo e à iniciativa privada. Além dos expositores, oferece mini-cursos e mesas-redondas com especialistas e com profissionais que vivem o cotidiano de entidades como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Instituto Sou da Paz, Instituto Dorina Nowil, Fundação Gol de Letra, Fundação Aprendiz, Fundação Getúlio Vargas, Instituto Nossa São Paulo, Fundação Itaú Social, Universidade da Água, Faculdade de Ciências Médica da Santa Casa de São Paulo, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Escola de Enfermagem da USP, Revista Raça Brasil e Hospital Pérola Biyngton.A programação completa e em detalhes está em www.ongabrasil.com.br.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet